×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Início do Centro de Biociências e Biotecnologia se confunde com a criação da Uenf

O pesquisador Vanildo Silveira está à frente do CBB atualmente e avalia o período de atividades científicas

Ciência
Por Ocinei Trindade
30 de agosto de 2023 - 8h39
Vanildo Silveira dirige o CBB da Uenf (Reprodução)

O professor e pesquisador Vanildo Silveira é o atual diretor do Centro de Biociências e Biotecnologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Os 30 anos de atividades da instituição e do CBB se misturam. Destacam-se a trajetória de excelência em ensino, pesquisa e extensão nas diversas áreas relacionadas às ciências biológicas.

O que destacaria nestas três décadas de existência da Uenf?

A história da criação do CBB se confunde com a criação da UENF. Em 1992, o professor Wanderley de Souza propôs cursos de curta duração, culminando com as primeiras atividades inaugurais da UENF em 1993. Como primeiro Reitor, ele coordenou a implantação da instituição, com a participação ativa de outros professores do CBB, como o Dr. Carlos Eduardo de Rezende, atualmente professor-titular do Centro.

Hoje, o CBB orgulha-se de ter formado mais de dois mil biólogos e mais de 300 mestres e doutores, de gerar ciência de qualidade e de estar cumprindo seu papel regional.

Há áreas de pesquisas de maior interesse?

A pesquisa no CBB reflete um compromisso contínuo com a excelência científica, destacando-se pela alta produtividade e alto fator de impacto de suas publicações nas diversas áreas do conhecimento. Suas contribuições notáveis abrangem campos como Ecologia, Saúde e Biotecnologia, e Agricultura e Biotecnologia Vegetal.

Destaque alguns estudos em áreas específicas do CBB

Na área de ecologia, meio ambiente e biodiversidade, o CBB realiza estudos pioneiros em diversas subáreas. Por exemplo, um estudo mostrou a redução global das concentrações de chumbo no sangue humano após a interrupção do seu uso como aditivo da gasolina, evidenciando que avanços nas legislações contra poluentes geram impacto direto na sociedade. Em outra pesquisa significativa, a equipe analisou a influência da urbanização nas comunidades de abelhas na região, enfatizando a importância do planejamento consciente. Além disso, uma pesquisa inovadora revelou que anfíbios de áreas de maior altitude são mais contaminados por mercúrio, um metal tóxico transportado pela atmosfera.

A Uenf é destaque em vários estudos científicos. Comente.

No campo da Saúde e Biotecnologia, o CBB está na vanguarda de estudos científicos e tecnológicos, como o recente desenvolvimento de uma pele artificial para tratamento e regeneração de feridas graves devido a acidentes ou decorrentes de outras doenças. As pesquisas em andamento no CBB para a compreensão do câncer também estão abrindo caminhos para novos tratamentos.

E área da Agricultura?

Na esfera da Agricultura e Biotecnologia vegetal, o CBB tem feito descobertas revolucionárias. Vários projetos estudam a importância das bactérias promotoras de crescimento vegetal para o crescimento e saúde das plantas. Em outro projeto recente, o resíduo de saneamento básico (lodo) foi transformado em adubo para uso na agricultura, e pesquisa para clonagem e propagação de plantas em laboratório tem sido desenvolvidas na universidade. Finalmente, o CBB desenvolve pesquisas em biologia integrativa, combinando estratégias de genômica, proteômica, metabolômica e bioinformática, para o avanço da biologia quanto da agricultura, permitindo uma compreensão sem precedentes dos processos biológicos complexos e abrindo caminhos para o desenvolvimento de culturas mais resistentes, práticas agrícolas sustentáveis e soluções inovadoras para os desafios alimentares globais.

Esses 30 anos da Uenf merecem ser celebrados pelo CBB, não?

Essas pesquisas exemplificam o compromisso do CBB com a excelência científica e a aplicação prática do conhecimento, celebrando 30 anos de dedicação à ciência no Norte Fluminense.

LEIA TAMBÉM

Diretor do Centro de Ciência e Tecnologia da Uenf avalia os 30 anos da instituição

Autor da Lei Estadual que criou a Uenf avalia as três décadas da universidade

Uenf: 30 anos de um sonho

Reitor Raul Palacio fala sobre os 30 anos da Uenf e dos desafios futuros da instituição

Novos cursos e dobrar o número de professores são desafios para a Uenf, segundo pesquisador