×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

VÍDEO: Caminhada das crianças acontece na Praça do Flamboyant para conscientizar sobre cardiopatia congênita

Evento aconteceu na manhã deste sábado em decorrência do Dia Nacional da Cardiopatia Congênita

Campos
Por Redação
15 de junho de 2019 - 15h45

Fotos: Carlos Grevi

Um dia para conscientizar sobre os riscos e cuidados relacionados à cardiopatia congênita, doença que afeta ao menos 1% da população de Campos dos Goytacazes. Esse foi o objetivo do evento que aconteceu na manhã deste sábado (15) na Praça do Flamboyant. Esse encontro — que contou com corrida e caminhada das crianças e ainda premiação com medalhas — faz parte das comemorações do Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita, instituído pela Câmara dos Deputados em 2018 a fim de sensibilizar a sociedade para essa questão.

Uma a cada 100 crianças nasce com problemas no coração. Esse número foi informado pela médica cardiologista Erika Porto que destaca a necessidade de diagnosticar essas questões antes mesmo do nascimento do bebê. Isso é possível por meio de um exame chamado “ecocardiograma fetal” que pode ser realizado na gravidez, entre 20 e 24 semanas, que detecta a cardiopatia congênita para, assim, programar o nascimento e o tratamento desse bebê de modo que ele possa ter uma sobrevida e também qualidade de vida.

“Aqui em Campos a gente não dispõe de serviço de cirurgia cardíaca pediátrica. Então essas crianças, quando são diagnosticadas, têm de ser encaminhadas para o Rio de Janeiro para um centro de referência e assim poderem fazer o tratamento. O objetivo principal do Dia da Conscientização da Cardiopatia é fazer com que a sociedade e as autoridades conheçam essas doenças e saibam que precisamos de mais centros para que as crianças possam ter o tratamento adequado”, explicou a doutora que acrescentou que mesmo em âmbito estadual e nacional, são poucos os centros que fazem esse tratamento cirúrgico. “E as filas para as cirurgias são muito grandes, o que faz com que poucas crianças tenham acesso”, afirmou.

O evento que aconteceu neste sábado foi apoiado pelo gabinete do vereador Cláudio Andrade que destinou uma emenda impositiva no valor de R$ 200 mil para a compra do aparelho ecofetal, que permite o diagnóstico das doenças cardíacas enquanto o bebê ainda está na barriga da mãe. Até o momento, o município não possui esse aparelho e, para que as mães saibam de antemão e possam dar aos seus bebês o melhor tratamento, precisam pagar pelo exame na rede particular. Após a indicação legislativa, cabe agora ao prefeito Rafael Diniz efetuar a compra.

“Foi muito bom participar e apoiar esse evento, até porque a gente aprende muito com a dificuldade das pessoas. Essas são crianças que mesmo com problemas de cardiopatia, enfrentam de frente com o apoio dos pais, com a espiritualidade e com saúde. Então a gente espera avançar e participar de outros eventos. O mais importante é ver essas crianças crescerem felizes e saudáveis”, afirmou o vereador.

 A caminhada das crianças foi organizada pela associação “Coração é vida” que assiste em torno de 200 crianças que fazem ambulatório no Hospital Geral de Guarus (HGG). Segundo uma das fundadoras dessa associação, Nathália Rosa, há ainda um grupo no WhatsApp com mais de 100 mães de crianças com cardiopatia congênita.

“O grupo é formado por mães que receberam o diagnóstico no hospital particular e que ajudam as mães que não tem condições e que são assistidas pelo SUS. Todas nós aprendemos muito e todas temos nossas necessidades, seja de um leite ou de um colo”, afirmou Nathália que é também mãe da pequena Antonella, de 5 anos, diagnosticada ainda na gravidez.

LEIA MAIS Alunos do pré-escolar aprendem sobre cardiopatia congênita em Campos

LEIA TAMBÉM I Fórum de Discussão Coração é Vida acontece nesta sexta-feira no auditório da CDL Campos

O evento também teve o apoio da Guarda Civil Municipal, além de tenda de hidratação com água, frutas e picolés, pula-pula, balões e até um bolo.

ASSISTA AO VÍDEO: