×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Câmara dos Deputados institui 12 de junho como Dia da Cardiopatia Congênita

Data é uma forma de sensibilizar a sociedade para o problema e trazer o tema ao debate

Geral
Por Redação
12 de junho de 2018 - 11h35

Doença que até poucas décadas era de difícil identificação, a Câmara dos Deputados vai instituir oficialmente o 12 de junho como Dia Nacional de Conscientização das Cardiopatias Congênitas, uma forma de sensibilizar a sociedade para o problema e trazer ao debate sugestões que visam equacionar questão de tamanha importância.

Na prática, há alguns anos o dia 12 de junho já vem assinalando a luta contra a Cardiopatia Congênita, iniciativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, geralmente marcado por palestras, debates, encontros, caminhadas e outras formas de manifestação. A maioria dos eventos adota a imagem do coração como logomarca das campanhas.

O ponto central é a conscientização, em particular das mães, da necessidade de se buscar o diagnóstico precoce ainda na fase pré-natal, procedimento que pode salvar vidas.

A Cardiopatia Congênita é uma doença que se caracteriza pela má formação estrutural e funcional do coração, atingindo alta taxa de mortalidade entre recém-nascidos. Calcula-se que, em média, de cada mil crianças, de 5 a 8 apresentem a doença.