×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Rio Paraíba do Sul chega a 10,29 e sai da cota de transbordo

Apesar da redução do volume da água, 79 pessoas continuam desalojadas no município

Geral
Por Redação
14 de janeiro de 2022 - 9h00
(Fotos: Silvana Rust)

A Defesa Civil Municipal divulgou na manhã desta sexta-feira (14), a medição no nível do Rio Paraíba do Sul. Às 08h, a cota divulgada havia chegado a 10,29 m, o que significa que o rio saiu da cota de transbordo. Desde a manhã desta quinta-feira (13), o nível do Paraíba já baixou 49 centímetros.

Desde a noite da última quarta-feira (12), o nível do Paraíba baixou 70 centímetros. A tendência é de que a cota continue baixando, em média, entre 2 a 4 centímetros por hora, já que não há expectativa de chuvas significativas na zona de influência hídrica para Campos.

O secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto, diz que a expectativa é positiva, mas órgão seguem em alerta.

“Registrar uma cota abaixo do nível de transbordo sinaliza para nós o início de uma situação um pouco mais tranquila. Se a previsão se mantiver, dentro de algum tempo não teremos mais água retornando pelas galerias nas ruas de alguns bairros. Seguimos em alerta, monitorando a situação e dando toda assistência à população, através de um trabalho integrado que vem sendo realizado pela equipe do governo Wladimir Garotinho”, disse o secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto.

Desalojados
Em Campos, 24 famílias, com um total de 79 pessoas, continuam desalojadas. A Prefeitura de Campos está auxiliando os afetados pela cheia, que estão abrigadas no Centro Educacional 29 de Maio, no bairro da Pecuária.

Com base em análises do Setor de Monitoramento da Defesa Civil, a expectativa para as próximas horas é de que o nível siga baixando, em média, entre 1 e 3 centímetros por hora.

Leia também:

Cláudio Castro visita Barcelos, onde dique se rompeu, e anuncia liberação de R$ 20 milhões em recursos para combater cheia do Paraíba

Vídeo: com trecho da BR-356 alagado, moradores de São João da Barra utilizam caminho alternativo