×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Cláudio Castro visita Barcelos, onde dique se rompeu, e anuncia liberação de R$ 20 milhões em recursos para combater cheia do Paraíba

Verba será destinada a ações emergenciais; governador se comprometeu a auxiliar em projetos de recuperação definitiva dos estragos. VEJA VÍDEO

Geral
Por Marcos Curvello
13 de janeiro de 2022 - 9h36
(Fotos: Silvana Rust)

O governador do Estado do Rio, Cláudio Castro (PL), visitou, na manhã desta quinta-feira (13), o distrito de Barcelos, em São João da Barra. O município decretou situação de emergência após o dique São Bento se romper, na tarde desta quarta. Castro autorizou a liberação, ainda nesta quinta, de R$ 20 milhões em recursos para combater os efeitos da cheia do Rio Paraíba do Sul e seus afluentes na região.

A verba será destinada a ações emergenciais. O governador se comprometeu, ainda, a auxiliar em projetos de recuperação definitiva dos estragos causados pela cheia, que deixou cinco famílias desalojadas e seis desabrigadas em Barcelos e no Açu.

“Já autorizei aqui, as equipes já estão conversando lá, para fechar o buraco que abriu, limpar vias, limpar ruas, para que essa água escoe o mais rápido possível e que a vida da população volte ao normal”, afirmou Castro à prefeita de São João da Barra, Carla Machado, que também esteve em Barcelos, junto do governador. Veja vídeo abaixo:

LEIA TAMBÉM

São João da Barra decreta situação de emergência

Vídeo: dique em Barcelos rompe e alaga BR-356

Carla Machado aproveitou a oportunidade para pedir ao governador a revisão dos 25 quilômetros de diques que há em São João da Barra.

Agenda no Noroeste

Castro chegou de helicóptero a Campos e pousou em Martins Lage, próximo à BR-356. O governador informou que mantém contato com o governo federal e que o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, teria oferecido auxílio na forma de recurso financeiro e logístico aos Municípios afetados.

Os secretários de Estado de Governo, Rodrigo Bacellar, de Cidades, Uruan Cintra, de Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, e de Defesa Civil, coronel Leandro Monteiro acompanham o governador na visita.

Castro visitará, ainda hoje, outras áreas afetadas pela cheia na região e cumpre agenda nos municípios de de Cambuci e Itaperuna nos próximos dias.

Interdição da BR-356

Com o rompimento, as águas alcançaram a BR-356 e ocasionaram a interdição da pista. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trânsito continua sendo desviado pela RJ-194, estrada de Campo Novo, que dá acesso ao Porto do Açu.