×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Vídeo: com trecho da BR-356 alagado, moradores de São João da Barra utilizam caminho alternativo

Município teve situação de emergência decretada após rompimento do dique de Barcelos

Geral
Por Redação
13 de janeiro de 2022 - 7h46
(Foto: Divulgação/Defesa Civil SJB)

O município de São João da Barra, que teve situação de emergência decretada nesta quarta-feira (12), por causa da cheia no Rio Paraíba do Sul, que provocou o rompimento do dique de Barcelos (veja aqui), está contando com uma força-tarefa para minimizar os impactos da inundação. A Prefeitura atua junto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). 

Na BR-356, agentes da Guarda Civil Municipal e da PRF permanecem nas extremidades da extensão alagada (Barcelos e trevo de Caetá) orientando os usuários da rodovia, que devem seguir por um caminho alternativo. 

Para quem tem como destino primeiro, segundo, terceiro e quarto distritos é necessário entrar à direita em Barcelos no sentido Roças Velhas, seguindo por Campo Novo, Venda Nova, Vila da Terra e retornando à BR-356 no trevo de Caetá. Quem sai desses distritos deve entrar em Caetá e seguir o caminho contrário, retornando à BR-356 em Barcelos.

Apesar de receber reforço no início dessa semana, como forma de prevenção à cheia do rio, que chegou nesta quarta-feira a 6,8 metros (a cota de transbordo é 8 metros), o dique acabou não resistindo à força da água. Além de transtornos relacionados ao trânsito, propriedades rurais também são atingidas. 

A Prefeitura de São João da Barra solicitou ao Inea desde 2020 a recuperação de três pontos críticos do dique que margeia o Rio Paraíba do Sul: Barcelos, Cajueiro e Bairro de Fátima. Enquanto a obra não é feita, o município vem realizando ações emergenciais em épocas de chuvas. O Inea é o responsável por intervenções hidrográficas no Rio Paraíba do Sul desde a extinção do Departamento Nacional de Obras de Saneamento (DNOS).

Moradores de Barcelos postaram vídeos nas redes sociais mostrando a situação no local, como mostra o vídeo postado por Nivaltec News.