×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Com desistência de dois vereadores do PDT, Wladimir perde maioria para aprovar Código Tributário

Marquinho do Transporte revelou que ele e Luciano Rio Lu fecharam posicionamento contrário ao aumento de tributos

Geral
Por Redação
12 de agosto de 2021 - 19h19
Marquinho do Transporte declarou voto contra o Código tributário (Foto: Reprodução/Fecebook)

Se a aprovação do novo Código Tributário de Campos já não vinha sendo uma tarefa fácil para o prefeito Wladimir Garotinho, a situação complicou ainda mais com o posicionamento contrário de dois vereadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Novo líder do PDT na Câmara, Marquinho do Transporte firmou posição contra o aumento de impostos e Luciano Rio Lu seguirá a mesma linha, conforme revelou Marquinho, na noite desta quinta-feira (12).

“Fechamos posição. Tivemos uma reunião com Caio Vianna, nosso presidente, e chegamos à conclusão de que não é o momento para aumento de tributos”, disse o vereador Marquinho do Transporte.

Pela manhã, o presidente do Diretório Municipal do PDT, Caio Vianna, disse à reportagem do Terceira Via que vinha conversando bastante com os vereadores da sigla em Campos para garantir votos contrários ao proposto pelo prefeito Wladimir Garotinho (veja aqui). Isso porque os vereadores Leon Gomes, Luciano Rio Lu e Marquinho do Transporte já tinham se manifestado favoráveis à proposta do governo. Contudo, com a virada de voto de Rio Lu e Marquinho, o prefeito perdeu maioria para aprovar o novo Código Tributário.

O projeto seria votado nessa quarta-feira, mas foi retirado de pauta antes mesmo do início da sessão parlamentar (veja aqui).

A equipe de reportagem não conseguiu contato com o vereador Luciano Rio Lu. 

Marquinho também usou seu perfil em uma rede social para comentar o assunto. veja na íntegra o teor do posicionamento divulgado pelo vereador:

O líder do PDT na Câmara de Vereadores, Marquinho do Transporte acaba de anunciar que vai votar contra ao aumento de impostos sugeridos pelo governo. A decisão do vereador se alinha às orientações recebidas pelo diretório municipal do seu partido na pessoa do presidente Caio Vianna. O projeto de lei denominado Novo Código Tributário número 0097/2021 tem sido polêmico e vem rendendo muitas discussões entre as entidades de classe e câmara municipal, além da sociedade civil por trazer uma reforma tributária completamente fora da realidade do momento.

“Vejo como muito positivas todas as discussões sobre o projeto e até julgo bom o fato dele ter sido retirado de pauta várias vezes, porque assim foi possível ter uma análise mais minuciosa para decidir meu voto. De fato, vivemos um momento de pandemia com sérias consequências. A cidade está mergulhada em crise financeira, pessoas sem ter o que comer e perdendo seus empregos, portanto, aqui na casa de leis a nossa maior responsabilidade é trabalhar para garantir ao munícipe dinheiro no bolso e comida na mesa”.

Com o mesmo pensamento de conciliar as opiniões sobre a melhor decisão, o vereador também do PDT Luciano RioLu, declarou seu voto contrário. “Não estamos brigando entre nós, é necessário que haja bom senso nas decisões que vão mudar toda a vida financeira da cidade. E o momento é de preocupação com a nossa economia”.

Entre as alterações do projeto de reforma tributária da prefeitura de Campos dos Goytacazes consta o aumento de UFICA´S, o aumento de Alíquota para cálculo de cobrança de impostos diversos, a cobrança de multas corrigidas e majoradas, além do acréscimo do percentual devido da primeira parcela de qualquer contribuinte de créditos tributários e não tributários que realizarem parcelamento.