×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Doação de órgãos: família de aposentado de Campos autoriza retirada

Captação de órgãos feita por equipe do Programa Estadual de Transplantes começou na tarde desta segunda-feira, no Hospital Ferreira Machado

Solidariedade
Por Redação
19 de julho de 2021 - 13h19
Órgãos foram levados para o Rio de Janeiro – Foto: divulgação

O NF Transplante divulgou nesta segunda-feira (19) uma nova captação de órgãos em Campos dos Goytacazes. Profissionais do Programa Estadual de Transplantes (PET), da Superintendência de Operações Aéreas da Saúde – coordenadas pelo coronel Neiva e pelo major Medina – e da equipe de fígado, entre elas a médica Camila César, chegaram à cidade de helicóptero pouco antes do fim da manhã. O doador é C.R. de P. S., de 66 anos, morador do bairro Jardim Carioca. Ele morreu pela manhã, vítima de grave trauma crânio-encefálico (TCE). A família do aposentado autorizou a retirada dos órgãos para doação.

Leia também

Pacientes na fila do transplante numa corrida contra o tempo

Equipe do Programa Estadual de Transplante faz segunda captação de órgãos do ano em Campos

Órgãos captados em Campos são transplantados com sucesso no Rio

O psicólogo do NF Transplante, Luis Cosmelli, informou que a cirurgia para captação de órgãos do doador terminou por volta das 14h30.

“A captação começou por volta das 13h. E os órgãos aptos para transplantes foram o fígado e os rins”, comentou por mensagem de texto.

Foto: divulgação

A captação de órgãos para transplantes tem acontececido com maior frequência em Campos dos Goytacazes. É necessária a permissão dos familiares de pessoas que têm morte cerebral constatada.

O Hospital Ferreira Machado confirmou no último dia 13, a morte cerebral da jovem Thainara Abreu, de 21 anos, vítima de um acidente de moto. A família da jovem também autorizou a doação de órgãos. O Programa Municipal de Transplantes informou que foram captados coração, fígado, rins, córneas, pulmões, pâncreas e válvulas cardíacas.

Captação de órgãos – Foto: Silvana Rust

No dia 4 de junho, a equipe da Terceira Via acompanhou a captação de órgãos realizada no Hospital Ferreira Machado. A fotógrafa Silvana Rust registrou o procedimento cirúrgico. O fígado e os dois rins do doador de Campos, um homem de 51 anos, morador do Distrito de Travessão, foram transplantados na capital fluminense.

Esta matéria se encontra em atualização.