×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Prefeitura ultrapassa limite de gastos com pessoal e é notificada pelo Tribunal de Contas do Estado

"Sabe o que acontece agora? Demissão de servidor", disse o prefeito Wladimir Garotinho em sua rede social

Geral
Por Thiago Gomes
22 de maio de 2021 - 11h17

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) notificou a Prefeitura de Campos por ter extrapolado o limite de gastos com folha de pagamento do funcionalismo público. Este é mais um desafio que o prefeito Wladimir Garotinho terá de enfrentar nos próximos dias, com urgência, já que fere a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Em suas redes sociais, no que chamou de “verdade direta”, o prefeito chegou a falar em demissão de servidores.

Segundo o prefeito, o problema maior está na Fundação Municipal de Saúde. Dos órgãos ligados à Fundação vêm as medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

“Verdade direta 01: O Tribunal de Contas notificou o município por ter extrapolado o limite de despesa com pessoal, especialmente, na Fundação Municipal de Saúde. Algo terá que ser feito, pois sabe o que acontece agora? Demissão de servidor”, afirmou Wladimir na manhã deste sábado em suas redes sociais.

Pouco tempo após a primeira postagem, mediante a repercussão da fala sobre demissão de servidores, Wladimir voltou às redes sociais e fez nova postagem: “Verdade direta 01 (continuação): Não foi afirmação, foi informação. Se algo não for feito, o que pode acontecer pela lei é demissão do servidor. Audiência está agendada com o sindicato para próxima terça em busca de caminhos possíveis e soluções práticas”

A LRF fixa limites para o ­endividamento de União, estados e municípios e obriga os governantes a definirem metas fiscais anuais e a indicarem a fonte de receita para cada despesa permanente que propuserem. No que diz respeito ao limite de gasto com pessoal nos municípios, o percentual é de 60%, sendo 54% do Poder Executivo e 6% do Legislativo.

O Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos Municipais de Campos dos Goytacazes (Siprosep) informou que o prefeito convidou o sindicato para uma reunião, para apresentar o projeto de medidas de austeridade e assim que o sindicato tiver acesso ao conteúdo, irá informar aos servidores. O pacote vem sendo discutido pelo Poder Executivo e deve ser enviado à Câmara de Vereadores para aprovação nos próximos dias. Siprosep e Sindicato dos Médicos já se manifestaram contrários ao pacote de medidas.

Confira na íntegra a nota da Prefeitura de Campos sobre o assunto:

Em 2017, o Tribunal de Contas do Estado expediu determinação informando que, a partir do exercício de 2021, a Prefeitura de Campos não poderia utilizar qualquer parcela dos royalties para o pagamento dos servidores.

Apesar do alerta, a gestão do ex-prefeito Rafael Diniz não preparou o Município para cumprir a decisão do TCE.

O atual governo encontrou um outro cenário grave, pois em 2020, a gestão de Rafael ultrapassou o limite máximo permitido para despesa de pessoal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Para isso, a prefeitura preparou uma série de medidas, como forma de corrigir distorções e abusos e, a partir daí, poder reequilibrar as finanças.

O município conta com um total de 15.864 servidores ativos.

Geral

Fábio Abud

Há 51 minutos
Geral

Hermínia Sepulveda

Há 51 minutos
Geral

Gente Bacana

Há 51 minutos
Geral

Nasceu na Lilia

Há 51 minutos
Geral

Pele de noiva

Há 51 minutos