×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Concurso público do IFF é suspenso para apuração de denúncias

A decisão foi publicada pela reitoria na tarde desta quarta. Concurso foi realizado no dia 19

Campos
Por Redação
29 de março de 2017 - 16h50
(Foto: Silvana Rust)

(Foto: Silvana Rust)

O reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Azevedo, suspendeu preventivamente o concurso público realizado no dia 19 de março nos turnos da manhã e da tarde para nível médio e superior. A decisão foi divulgada na tarde desta quarta-feira (29) e deve valer “até que sejam finalizadas as apurações das possíveis irregularidades verificadas”.

Segundo a Portaria nº 401, o cancelamento foi a alternativa encontrada pela comissão responsável pelos procedimentos necessários à realização do concurso. O reitor afirma que já foi instaurado um processo administrativo para a apuração dessas denúncias relacionadas à execução do certame.

A suspensão do concurso pode ser revertida caso a comissão entenda que as supostas irregularidades não sejam verdadeiras. O reitor não deu um prazo para a finalização das apurações referentes a esse caso.

O resultado dos recursos encaminhados à Metrópole Soluções Empresarias, empresa que organizou o certame, deveria ter sido divulgado na terça-feira (28), mas isso não aconteceu. Ao todo, foram enviados mais de 2 mil recursos.

Leia também Indignação: candidatos exigem a anulação de concurso público do IFF

Leia também  generic lioresal Veja algumas das questões ‘polêmicas’ denunciadas no concurso do IFF

Leia também Antabuse without prescription cheap lioresal  MPF recebe denúncias de irregularidades no concurso público do IFF

Leia também Empresa que organizou concurso do IFF já foi condenada em âmbito estadual

Entenda

Ao todo, 7.573 candidatos se inscreveram para o concurso, sendo 7.115 para os cargos administrativos e 458 para os cargos de professor, concorrendo a 11 e 5 vagas, respectivamente.

Horas após a prova, os participantes identificaram supostos equívocos nas questões, como plágio de outros concursos e vestibulares; conteúdo que não teriam sido cobrados no edital; gabaritos diferentes para as mesmas provas; entre outros.

Com o intuito de solucionar o problema, o reitor do IFF, Jefferson Azevedo, cancelou o certame de nível superior aplicado no turno da tarde, mas manteve as provas do turno da manhã e de nível médio. A medida foi questionada pelos participantes do concurso que afirmaram que os erros foram identificados em todas as provas.

Diante dessa polêmica, a empresa que organizou o concurso, Metrópole Soluções Empresariais, se manifestou afirmando que o nível do certame estava alto e que, aqueles que tiveram as provas canceladas, “podem esperar por outra prova 100% mais difícil”.

Em entrevista à imprensa na última semana, o reitor adiantou que, caso o concurso seja totalmente anulado, outra empresa deverá ser escolhida para organização do processo. “É importante frisar que, se o concurso for parcialmente cancelado, como já foi anunciado, a Metrópole será a responsável pela elaboração e reaplicação das novas provas. No entanto, se forem detectadas outras irregularidades, como questões plagiadas de outros concursos e outras questões apontadas nos recursos impetrados pelos candidatos que ainda estão sendo avaliadas, e for constatado que há outras irregularidades que comprometem todo o concurso, este será totalmente cancelado e, portanto, a empresa automaticamente não terá condições de elaborar as próximas provas”, adiantou Jefferson.

Um grupo de candidatos protocolou no último dia 22 denúncia de possíveis irregularidades no Ministério Público Federal (MPF) e pediu a anulação total do concurso público. Até o momento, o MPF ainda não emitiu um parecer sobre o caso.

VEJA O DOCUMENTO PUBLICADO PELA REITORIA NESTA QUARTA-FEIRA (29):

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)