Em denúncia realizada ao Jornal Terceira Via, Ronaldo Araujo, de 65 anos, informa que os contribuintes estão com dificuldades de receber atendimento na Secretaria Municipal de Fazenda, nesta quinta-feira (7). Ele conta que chegou ao local e se deparou com filas paradas, sem atendimentos, poucas senhas e todos no sol.
“É uma situação desumana. Isso não se faz com ninguém. A gente vê notícia de que tem avião para a Europa, mas e os cuidados com o cidadão Campista? Filas enormes. Duas filas, uma para quem agendou e outra para quem pegou senha. E nenhuma das duas anda. Todos no sol, esperando. Isso é muito desumano”, desabafa o idoso.
Em nota, a Prefeitura de Campos disse: “A Secretaria de Fazenda vem informando aos contribuintes desde o início do Refis, há 39 dias, sobre o prazo de 40 dias para adesão ao programa. O mesmo foi feito sobre o prazo para contestação do IPTU Suplementar, que também vence amanhã. Para agilizar o atendimento e evitar que os contribuintes fiquem muito tempo nas filas, a pasta reforçou o atendimento, colocando toda a equipe para recepção e orientação das pessoas, além de abrir espaços na sobreloja para ampliar o atendimento. A secretaria está aberta para a população de 8h às 16h, com distribuição de senha. O Subsecretário de Atendimento da pasta, Antônio Cesar Azevedo Gomes, assegura que mesmo depois do horário de funcionamento, todos que tenham senha serão atendidos. Esta semana a média de atendimento é de 800 pessoas por dia.”
O prazo para adesão dos contribuintes é até o dia 8/10/2021, nesta sexta-feira. A cobrança do tributo retroativo vem sendo discutida por entidades que representam o setor produtivo. (Veja aqui) E, no último dia 29, vereadores de ambas as bancadas entregaram à 3° Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva e ao 1° Núcleo Regional de Tutela Coletiva da Defensoria Pública documentos que apontariam irregularidades no IPTU complementar. (Veja aqui)
Matéria em atualização.