×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Sem posto de testagem para Covid no Centro, Prefeitura recomenda que moradores busquem unidades próximas

Assistência a pacientes da doença no Município está sendo descentralizada; cinco Centros de Referência foram abertos em bairros nesta segunda

Campos
Por Redação
17 de maio de 2021 - 13h37
(Foto: Carlos Grevi)

A Prefeitura de Campos colocou em funcionamento, na manhã desta segunda-feira (17), cinco Centros de Referência para a Covid-19, que oferecerão testagem a pacientes com sintomas respiratórios. A medida é parte de um esforço para descentralizar a assistência a pessoas infectadas pela doença no Município, que era concentrada no Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCCC), instalado no Hospital da Beneficência Portuguesa. Porém, com com a suspensão, no último dia 11, do serviço no CCCC, a moradores do Centro terão que se deslocar para ter atendimento.

Os Centros de Referência funcionam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Sebastião, da Penha e de Morro do Coco, na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Ururaí e no Centro de Saúde de Guarus. O CCCC deve permanecer fechado até que a secretaria municipal de Saúde conclua a implantação do novo modelo de triagem.

“Com a implantação nos próximos dias deste novo modelo, o Centro de Combate e Controle a Covid-19 deixará de funcionar em apenas um lugar e passará a atender em vários pontos estratégicos do Município. Os leitos do CCCC serão mantidos”, informou a pasta, afirmando que a mudança irá “fortalecer a Atenção Básica Primária à Saúde”.

A Prefeitura recomenda que moradores do Centro que precisem de atendimento procurem a “unidade mais próxima”.

Testagem

De acordo com a Prefeitura, a testagem de pacientes nos Centros de Referência acontece das 9h às 15h. São feitos tanto testes de pesquisa de antígeno em swab de nasofaringe, quanto teste sorológico em ponta de dedo. Em ambos os casos, os resultados são conhecidos em cerca de 15 minutos. O tipo de teste que será feito em cada paciente será avaliada pelo profissional durante a triagem.