×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

UNACON da Beneficência Portuguesa ainda não restabeleceu atendimento para 200 pacientes oncológicos

Por falta de hematologista, tratamento foi interrompido na unidade e doentes estão sendo encaminhados a outros locais

Campos
Por Redação
2 de fevereiro de 2021 - 16h50

(Foto: Arquivo/Silvana Rust)

Os cerca de 200 pacientes que estavam em tratamento no setor de hematologia da Unidade de Assistência de Alta Complexidade (UNACON) do Hospital Beneficência Portuguesa, em Campos, seguem na incerteza de continuar seus respectivos tratamentos no local, já que a assistência foi interrompida no início de janeiro de 2021 por falta de profissional. A Secretaria Municipal de Saúde disse que continua a negociar com o hospital a contratação de um hematologista e que, enquanto isso, os assistidos estão sendo encaminhados a outras UNACONs.

Uma paciente que preferiu não se identificar disse estar apreensiva com a interrupção de seu tratamento na Beneficência Portuguesa. Ela começou a tratar um câncer de mama em 2018, chegou a fazer uma mastectomia no mesmo ano e, em 2019, descobriu um mieloma múltiplo, para o qual faz quimioterapia uma vez por semana. O mieloma múltiplo é um câncer das células plasmáticas da medula óssea.

“Essa interrupção de tratamento é mais um estresse na rotina já tão difícil de quem foi diagnosticado com câncer. Estou com receio de não conseguir tratamento adequado agora, pois são 200 pacientes que terão que ser realocados em uma rede já sobrecarregada”, disse a paciente. Ela não sabe para qual unidade será destinada porque ainda não compareceu à Beneficência Portuguesa para apanhar seu encaminhamento.

Segundo relato dos pacientes, a Beneficência tinha uma médica hematologista até outubro de 2020, mês em que a profissional se aposentou. Outro médico começou a atuar em dezembro do mesmo ano, mas, em janeiro de 2021, sem muitas explicações, os pacientes foram informados por telefone pela unidade hospitalar que o tratamento oncológico de hematologia no local seria paralisado.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informa que “as negociações com a Unidade de Assistência de Alta Complexidade (UNACOM) do Hospital Beneficência Portuguesa continuam em andamento para a contratação de um profissional hematologista para o serviço. Enquanto isso, todos os pacientes que necessitam da continuidade imediata do tratamento já estão encaminhados para as outras unidades”.

A equipe de reportagem fez contato com o hospital e aguarda um posicionamento sobre o assunto.