×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Beneficência Portuguesa interrompe tratamento de 200 pacientes oncológicos

Assistidos foram informados por telefone sobre a suspensão dos serviços no setor de hematologia

Geral
Por Redação
14 de janeiro de 2021 - 18h26

Pacientes que dependem da Unidade de Assistência de Alta Complexidade (UNACON) da Beneficência, foram pegos de surpresa com um telefonema recebido da unidade na última sexta-feira (8), anunciando o suposto fechamento do setor de hematologia da unidade. A ligação informava também que os assistidos seriam transferidos para outras unidades municipais.

Segundo a filha de uma paciente, que não quis se identificar e denunciou o fato ao Sistema de Comunicação Terceira Via, o problema compromete tratamento de cerca de 200 pessoas. A mãe dela tem 74 anos e sofre de mieloma múltiplo (câncer no sangue). “Minha mãe estava sendo acompanhada há seis anos na Beneficência, fazendo vários fases de quimioterapia. O serviço era ótimo, mas a médica responsável se aposentou. Estamos desesperados com essa situação, pois tanto minha mãe quanto outros pacientes correm o risco de não serem aceitos em outras unidades do município por causa da burocracia. Muitos correm o risco de não receber continuidade do respectivo tratamento oncológico”, afirmou.

Ainda de acordo com a denunciante, com a pandemia do Coronavírus, a unidade se tornou indispensável já que os pacientes oncológicos são considerados grupo de risco.

“Neste momento de pandemia, que eles precisam se preservar, visto que são do grupo de risco, eles estão tendo que enfrentar essa situação alarmante de ter que ir correr atrás de um novo local para continuarem seus tratamentos. Estamos indignados com tudo que vem acontecendo”, declarou a acompanhante.

O provável motivo da suspensão dos atendimentos é a falta de médico especialista em hemoterapia.

“O hospital tinha uma médica hematologista até outubro de 2020, mas ela se aposentou. O hospital nos informou que buscava contratar dois novos profissionais hematologistas. No final de novembro de 2020, os pacientes foram informados da contratação de um novo médico hematologista e este começou a atuar na Unacon em dezembro de 2020. Agora, nesta primeira semana de janeiro de 2021, os pacientes em questão são informados por telefone que o serviço de tratamento oncológico de hematologia será fechado sem nenhuma outra explicação. Os pacientes e seus familiares estão desesperados por conta da interrupção do atendimento e consequentemente do tratamento, já que até o momento não houve nenhuma explicação digna aos pacientes do porque este setor fechará”, desabafou.

A equipe do Jornal Terceira Via entrou em contato com a direção do hospital e aguarda posicionamento. Em nota, a Prefeitura de Campos, afirmou que ” A Secretaria de Saúde estuda medidas para que os pacientes não fiquem sem assistência”.