×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Romeiros professam sua fé em Santo Amaro

Fieis começaram na noite dessa quinta a caminhada de mais de 40 km em louvor ao padroeiro da Baixada Campista

Campos
Por ASCOM
15 de janeiro de 2021 - 9h45

Mesmo com a pandemia, inúmeros romeiros de Campos e região fazem questão de expressar sua fé no padroeiro da Baixada Campista, Santo Amaro, com dia festejado nesta sexta-feira (15), feriado municipal. A tradicional caminhada em direção ao distrito que leva o nome do santo começou ainda no início da noite dessa quinta (14). É um percurso de aproximadamente 40km. Para dar suporte aos devotos, a Prefeitura de Campos montou tendas com distribuição de água, além de apoio com ambulâncias fixas e em trânsito.

Leia também: Pela primeira vez em 288 anos, Santo Amaro não terá festa

Foram montadas tendas para distribuição de água no Batalhão da Polícia Rodoviária Federal (BPRv), Mineiros e em Baixa Grande. Também há à disposição dos fieis álcool em gel.

Quem não foi a pé, foi de bicicleta. Vários grupos de Campos fizeram o percurso do centro da cidade a Santo Amaro. Lucas Rikelme foi um deles e estava acompanhado de 140 ciclistas. “Há dois anos que eu venho e gosto muito, me sinto muito bem. Também gostei desse suporte que estamos recebendo aqui no início do percurso”, disse Rikelme.

O subsecretário de Turismo, Diego Dias, explica que este ano não pode haver distribuição de frutas por causa do coronavírus e que todas as medidas de proteção à Covid-19 foram tomadas. Dias ressalta a iniciativa da comunidade que fez doação de água, além de várias secretarias que estiveram presentes para que a estrutura fosse montada.

“A água que está sendo distribuída é doada, as pessoas entenderam a importância de colaborar. Sem falar nos grupos voluntários como o GRV com ambulância, que foi somada às outras da Secretaria de Saúde, além do pessoal do autódromo também dando suporte e, ainda, a 4ª Companhia da Polícia Rodoviária Estadual, entre tantos outros amigos”, afirma Diego Dias.

Diego Dias afirma que a infraestrutura da prefeitura foi montada pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Saúde, de Serviços Públicos, de Segurança Pública, de Defesa Civil, além das subsecretarias de Iluminação Pública, de Posturas, de Comunicação, Guarda Civil Municipal, Centro de Controle de Zoonoses, 8º BPM e 5º GBM.

Bispo Don Roberto Ferrería Paz, o prefeito e a primeira-dama de Campos na missa de Santo Amaro (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos)

Missa

O prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado da primeira dama, Tassiana Oliveira, participou da tradicional Missa de Santo Amaro, na manhã desta sexta-feira, no distrito de Santo Amaro.

Wladimir chegou cedo ao distrito e foi recepcionado por lideranças comunitárias do local, além de outras localidades da Baixada. Num ambiente fraternal, o prefeito conversou com moradores, comerciantes e autoridades.

No novo salão paroquial, onde foi realizada a missa, antes da celebração, o Prefeito conversou com os padres, diáconos, vereadores e com o Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Ferreria Paz, que celebrou a missa.

“Embora não tenha sido possível a festa de Santo Amaro agora em 2021 devido à pandemia, prevaleceu o bom senso e a fé das pessoas que compareceram em número reduzido, evitando assim grandes aglomerações”, observou o prefeito.

Programação de missas

Nesta sexta, a igreja vai estar aberta 24 horas e as missas começam a 00h. Nos intervalos das celebrações, equipes vão higienizar as cadeiras. Serão 12 missas no total, nos seguintes horários:

Madrugada – 00h / 1h30 / 3h / 4h30

Manhã – 6h / 7h30 / 9h / 11h (com o bispo Dom Roberto)

Tarde – 14h / 16h / 17h30

Noite – 19h (última missa)

Leia também: Jornal Terceira Via mostra reportagem especial sobre a festa de Santo Amaro