×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Prefeitura anuncia para esta quinta o pagamento de 60% do salário dos aposentados e pensionistas

Servidores estão há mais de 24 horas acampados em frente à Prefeitura

Campos
Por Redação
12 de agosto de 2020 - 16h27

Manifestantes em frente à Prefeitura nesta quarta (Foto: Carlos Grevi)

Um grupo de servidores permanece acampado em frente à Prefeitura de Campos há mais de 24 horas. Os manifestantes, ligados ao Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos de Campos dos Goytacazes (Siprosep), montaram acampamento em frente ao Centro Administrativo José Alves de Azevedo, sede do Poder Executivo, no início da tarde dessa terça-feira (11), para protestar pelo atraso do salário referente ao mês de julho dos aposentados e pensionais. No final da tarde desta quarta (12), a Prefeitura anunciou que efetuará ao longo desta quinta (13) o pagamento de 60% do vencimento dos aposentados e pensionais.

Os manifestantes acusam o prefeito Rafael Diniz e seu secretariado de má gestão e de faltarem com o respeito aos servidores públicos. “Dinheiro tem. Falta gestão” e “Respeite o servidor” são frases estampadas nas faixas penduradas logo na entrada da Prefeitura.

Representantes do Siprosep levaram tendas e barracas para o local.

Na terça, a Prefeitura disse, em nota, que “diante da grave crise financeira do município, a Prefeitura aguarda entrada de recursos, entre eles a Participação Especial (PE), para realizar a transferência ao PreviCampos — Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Campos”. No entanto, o município não terá direito a PE sobre a produção de petróleo e de gás natural no mês de agosto. Esta é a primeira vez que o município não recebe a compensação extraordinária por volume de produção desde que ela começou a ser paga, em 2000.

Siprosep pede salário em dia (Foto: Carlos Grevi)

Confira na íntegra o posicionamento da Prefeitura sobre o assunto, divulgado nesta quarta:

“O pagamento de servidores, sejam da ativa ou não, é e sempre foi prioridade para a Prefeitura de Campos. E, como informado anteriormente, a entrada de qualquer recurso seria utilizado para este pagamento. Assim, a partir da antecipação pelo governo federal da parcela do auxílio emergencial aos municípios, a Secretaria Municipal de Fazenda está fazendo o repasse, nesta quarta-feira (12), para o PreviCampos – Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Campos. Com isso, ao longo desta quinta-feira (13), será feito o pagamento de 60% dos vencimentos de aposentados e pensionistas.

Também nesta quinta-feira será feito o pagamento dos demais servidores, que estava previsto para sexta-feira (14). Na última terça-feira (11) foram pagos profissionais da Saúde e Educação. A Prefeitura de Campos aguardava a Participação Especial para quitar os valores dos aposentados e pensionistas. Porém, pela primeira vez na história, ela veio “zerada”. Ainda assim, a Prefeitura reafirma que todos os esforços são feitos para efetuar os pagamentos aos servidores e já trabalha para a quitação dos 40% restantes ao PreviCampos.

A Prefeitura lamenta que a nova realidade financeira do Município, agravada por anos de desmandos e desperdício, venha cobrando preço alto à população de Campos e ao funcionalismo municipal”.