×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Shoppings de Campos reabrem a partir do dia 20 com horário reduzido

Apesar das alterações, município permanece na fase amarela

Tudo sobre coronavírus
Por Redação
16 de julho de 2020 - 17h31

O novo decreto da Prefeitura de Campos, publicado nesta quinta-feira (16), alterou a fase amarela do plano de retomada da economia, permitindo a reabertura dos shoppings já a partir do próximo dia 20. No entanto, há restrições para o funcionamento dos centros de compras, como o horário reduzido. As lojas estão permitidas a funcionar apenas das 12h às 22h, de segunda a sábado, e menores de 6 anos e maiores de 60 não estão autorizadas a entrar. A medida valerá da zero hora de 20 de julho às 23h59 do dia 26 do mesmo mês.

Academias e restaurantes ainda não estão autorizados a funcionar.

Para funcionar, cada shopping da cidade precisou criar protocolos especiais de atendimento, com o objetivo de reduzir os riscos de contágio do novo coronavírus. Tais protocolos foram submetidos à aprovação do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

Os protocolos biológicos de segurança, cujo cumprimento é obrigatório, incluem aferir a temperatura corporal dos clientes logo na entrada dos estabelecimentos, disponibilizar álcool em gel nas áreas comuns, estipular número máximo de frequentadores, uso de máscaras, entre outras medidas. A Prefeitura não autorizou o funcionamento da praça de alimentação e área de recreação dos shoppings.

O comércio de rua fica autorizado a funcionar também aos sábados.

Os permissionários ambulantes, que têm autorização da Postura, vão poder atuar desde que observadas as regras de higienização e distanciamento. Esta adaptação traz ainda a liberação do acesso à Serra do Itaoca, para a prática esportiva, às segundas, terças e quartas-feiras, com o limite de acesso de 35 pessoas por vez. O controle será realizado com emissão de senhas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA).

O Plano de Retomada a partir de agora, na fase amarela, libera ainda o uso de praças, ruas, avenidas, clubes e academias a céu aberto, para a atividade física acompanhada por profissional de educação física, com limite de até 5 alunos. Não será permitido o uso de equipamentos coletivos. Também fica permitida a prática de atividades esportivas em quadras a céu aberto, inclusive aquelas que estiverem em clubes e academias, com o limite de quatro pessoas, mantidas as regras de distanciamento e higienização previstas neste plano.

Os Centros de Formação de Condutores poderão funcionar de 8h às 20h, de segunda à sexta e, além dos cursos e treinamentos obrigatórios nos segmentos offshore, portuário e de construção civil, ficam liberados os de vigilância e segurança, bem como os cursos obrigatórios do CONTRAN.

Segundo a Prefeitura, a Força-Tarefa de Combate ao Coronavírus – composta pela Secretaria Municipal de Segurança Pública com Guarda, Postura, Vigilância Sanitária Municipal e IMTT – prossegue com a fiscalização para cumprimento das normas de enfrentamento à Covid-19.

Confira o decreto na íntegra aqui.

Leia também:

Comércio de rua volta e se adapta aos novos tempos