×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Shoppings de Campos se adequam para possível reabertura já na fase amarela

Medida, que ainda não tem data definida, depende de avaliação da Prefeitura

Economia
Por Thiago Gomes
3 de julho de 2020 - 16h19

Guarus Plaza Shopping promover a desinfecção do espaço (Foto: Divulgação/Leonardo Berenger)

A Vigilância em Saúde, órgão ligado à Secretaria de Saúde de Campos, já analisa os protocolos de segurança para que shoppings e galerias da cidade voltem a funcionar ainda na fase amarela. A princípio, tal medida seria adotada apenas na fase verde, mas pode ser antecipada no município, a exemplo do que já aconteceu em outras cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo. Apesar da expectativa dos lojistas e administradores dos espaços, ainda não há data para a retomada das atividades. Mesmo as galerias que contam espaços ao ar livre ainda não estão autorizadas a abrir as portas, embora o comércio de rua esteja operando desde o último dia 1º.

Em nota, a Prefeitura de Campos informou que “a Diretoria de Vigilância em Saúde está analisando os protocolos apresentados pelos shoppings e galerias fechadas, de maneira com que possa ser avaliada a abertura, com rigor e critério, ainda dentro da fase amarela. Apesar da expectativa ser alta, não há data ou prazo para a adoção de tal liberação. Neste período, as vendas pela Internet têm sido a opção para os shoppings com a entrega através do serviço de entrega em casa”.

A administração do Parquecentro Shopping, localizado na Avenida Pelinca, informou que, para a possível reabertura, a Prefeitura exigiu que cada shopping e galeria elaborasse seus próprios protocolos de segurança, que têm o objetivo de reduzir os riscos de contágio pelo novo coronavírus. Após encaminhados os protocolos à Prefeitura, a Vigilância em Saúde vai analisar se eles atendem o grau de segurança exigido pelo órgão. Ainda segundo a administração do Parquecentro, a Vigilância em Saúde pode aprovar as medidas de segurança sugeridas pelos estabelecimentos ou recomendar ações complementares. O próximo passo será uma vistoria do órgão municipal para verificar se as medidas foram devidamente implementadas. Após esta fase, é só esperar o aval para a reabertura dos espaços.

A administração do Parquecentro informou que já elaborou e encaminhou seus protocolos de segurança e também já implementou todas as medidas sugeridas, como disponibilização de álcool em gel nos espaços comuns (já que as lojas são responsáveis pela higienização em seus espaços), instalação de placas deixando claro a obrigatoriedade do uso de máscaras, aferição de temperatura corporal dos clientes, entre outras. Por contar com boa parte dos espaço ao ar livre, os administradores acreditam que isso vai ajudar nas medidas de segurança.

Já a administração do Guarus Plaza Shopping, localizado em Guarus, destacou que o empreendimento é o único da região em estilo open mall — aberto e mais arejado — e as medidas de prevenção ao coronavírus já foram adotadas. O empreendimento está preparado para reabrir, atendendo as orientações da Associação Nacional dos Shoppings e Ministério da Saúde.

“Já realizamos um trabalho de higienização em todo o shopping. Também já colocamos adesivos em locais estratégicos para orientar os nossos clientes, dicas como o distanciamento recomendado, uso de máscara e higienização das mãos” afirmou o empresário Joilson Barcelos, proprietário do Guarus Plaza.
A administração do Guarus Plaza disse ainda que outras medidas também já foram adotadas para garantir a segurança dos consumidores. “Logo na entrada, instalamos uma pia para que o cliente possa lavar as mãos. Pelos corredores colocamos álcool em gel, com suporte do tipo pedal que evita o contato das mãos na hora do uso”, explicou o empresário, destacando que também haverá um colaborador na entrada do Shopping para aferir a temperatura.

“As mesas da praça de alimentação já foram marcadas, obedecendo o distanciamento recomendado. Temos três portas de acesso ao shopping. Além disso nosso modelo de arquitetura (open mall) permite a circulação de ar. Estamos adotando todas as medidas visando a saúde e o bem-estar de nossos clientes e colaboradores”, finalizou Joilson Barcelos.

Fase amarela

Nesta quarta-feira (1º), o município de Campos passou para o 3º nível do projeto “Campos daqui pra frente” que prevê o retorno gradual das atividades econômicas e sociais após o longo período de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus. Confira (aqui) o plano completo de retomada.

Leia também:

Parte do comércio de Campos não funcionará aos sábados durante fase amarela