×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Concursados dos Correios da Rua Rocha Leão são afastados por 15 dias após segundo caso de Covid-19

Os funcionários terceirizados continuam trabalhado na unidade. Protocolo foi tomado após decisão judicial.

Campos
Por Redação
2 de julho de 2020 - 10h57

Mais um funcionário da agência dos Correios, que fica localizada na Rua Rocha Leão, no bairro do Caju, testou positivo para a Covid-19. O gerente da unidade foi o primeiro a ter o quadro confirmado na quarta-feira (1º). Após essas confirmações, reuniões entre representantes da empresa e do Sindicato e decisão judicial, ficou acertado que todos os servidores concursados serão afastados por 15 dias (retornando no dia 15 de julho). Esses farão trabalho remoto de suas casas durante esse período. Os funcionários terceirizados devem manter o serviço na unidade. Contudo, devido à redução do efetivo, deve haver atraso na entrega de produtos comprados pela internet em Campos.

Segundo o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, é dever dos Correios “afastar empregados que atuem em unidades onde seja identificado qualquer caso confirmado de contaminação, para trabalho remoto, pelo período de 15 dias, sem qualquer ressalva quanto ao distanciamento físico entre os empregados do setor e aquele contaminado, sob pena de pagamento de multa”.

VEJA O DOCUMENTO

Os profissionais que atuam no local afirmam que a empresa está sendo negligente quanto aos protocolos de combate ao coronavírus. A sanitização após a confirmação do primeiro caso, por exemplo, não teria sido feita por empresa especializada, mas pelos próprios funcionários.

As denúncias dos trabalhadores foram encaminhadas ao Ministério Público do Trabalho (MPT) de Campos, que instaurou inquérito para apurar todas as situações relatadas.

Na quarta-feira (1º), os funcionários fizeram uma paralisação alegando relaxamento da empresa em relação aos cuidados obrigatórios estipulados ao combate da doença. Nesse dia, também ocorreu uma primeira reunião a fim de que os Correios, o Sindicato e os funcionários chegassem a um acordo.

Mediante à paralisação de quarta-feira, o Jornal Terceira Via entrou em contato com os Correios que respondeu que o prédio foi fechado apenas para sanitização e que as medidas da empresa “relacionadas a casos suspeitos de Covid-19 permanecem válidas, segundo as orientações sanitárias”.

A equipe de reportagem do Jornal Terceira Via entrou em contato com a Empresa de Correios e Telégrafos que respondeu:

Em relação à unidade, o local encontra-se fechado para sanitização. A empresa contratada para limpeza do prédio está habilitada para a sanitização de ambientes. Os protocolos dos Correios relacionados a casos suspeitos de Covid-19 permanecem válidos, segundo as orientações sanitárias. A previsão é que nesta sexta-feira (3) as unidades operacionais retornem ao funcionamento normal. Está sendo providenciada a testagem para todos os funcionários.

Os Correios lamentam eventuais transtornos aos clientes e seguem à disposição pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou pelo Fale Conosco, no site www.correios.com.br“.