×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Permissionários pedem agilidade da Prefeitura para instalar sistema alimentador

Novo sistema começou a funcionar no dia 13 de julho

Campos
Por Redação
8 de agosto de 2019 - 12h09

Quase 30 dias após o início da operação do novo sistema de transporte público em Campos dos Goytacazes, motoristas de vans fizeram uma mobilização, na manhã desta quinta-feira (8), para pedir à prefeitura agilidade na implantação do sistema alimentador. Dezenas de vans, já adesivadas e prontas para rodar, se concentraram no entorno da Praça do Liceu de Humanidades de Campos. Os permissionários alegam que estão parados, sem trabalhar, já há 30 dias, à espera da instalação dos terminais, do sistema de bilhetagem e da confecção dos cartões de passagem da integração. O Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT) informou que os contêineres que servirão de terminais estão sendo finalizados e que o sistema de bilhetagem é de responsabilidade dos próprios permissionários.

O novo sistema começou a funcionar em 13 de julho e as vans pararam de circular um dia antes. Segundo os manifestantes, a Prefeitura ainda não deu previsão de quando as vans voltam a circular.

De acordo com o presidente do IMTT, Felipe Quintanilha, até a noite dessa quarta-feira (7), apenas cerca de 90 vans e micro-ônibus (dos 235 que ganharam permissão) passaram por vistoria e cumpriram todas as exigências definidas no edital. “Ou seja, a operacionalidade do sistema depende muito mais deles do que da Prefeitura. Inclusive tem gente organizando as manifestações que sequer apresentou seu veículo para vistoria”, destacou.

“Enquanto estava acontecendo esta suposta manifestação lá, eu estava aqui (sede da Prefeitura) em reunião com os interlocutores dos permissionários de cada um dos seis setores, e também com as empresas de bilhetagem, para esclarecer pontos sobre a bilhetagem. É importante deixar claro que a bilhetagem não tem nada a ver com a Prefeitura, estamos tentando ajudá-los para que eles possam começar a operar”, esclareceu Quintanilha.

Ainda segundo o IMTT, o sistema alimentador, que é dividido por setores, começará a operar gradativamente. Cada um terá sua cor: o setor A (Baixada) será verde, o setor B (Martins Lage) será amarelo, o setor C (Norte) será azul marinho, o setor D (Três Vendas/Sapucaia) será laranja, o setor E (Santa Cruz) será verde claro e o setor F (Serrinha) será vermelho. A expectativa é de que pelo menos um deles passe a operar já na semana que vem.

“O setor B, por exemplo, já está com os carros aptos, que devem começar a rodar, possivelmente, na próxima semana”.

Quintanilha disse que os terminais serão contêineres sustentáveis. “Caso o sistema alimentador se inicia antes da instalação desses contêineres, montaremos estruturas provisórias, ninguém vai ficar no tempo esperando os ônibus”, garantiu.

Mais informações em instantes.

Leia também: Novo sistema de transporte de Campos: vans circulam só até sexta-feira