×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Tapumes são instalados na Rua Carlos de Lacerda devido ao risco de desabamento do Hotel Flávio

Local já havia sido sinalizado e interditado, mas pedestres ainda caminhavam pela área

Campos
Por Redação
4 de julho de 2018 - 17h15

Prefeitura de Campos instala tapumes no local (Foto: Terceira Via)

A Rua Carlos de Lacerda, na frente do antigo Hotel Flávio, está sendo interditada com tapumes na tarde desta quarta-feira (4), pela Prefeitura de Campos. O trecho fica entre a Sete de Setembro e a 21 de Abril. O local já havia sido sinalizado com faixas e interditado para a passagem de veículos, mas pedestres ainda transitavam pela área próxima ao prédio – o que não será possível após a conclusão da instalação dos tapumes.

Parte do quarto andar do Hotel Flávio desmoronou no dia 23 de junho e atingiu a laje do Cartório do 6º Ofício e um estacionamento particular. Desde então, o local foi isolado devido ao risco de desabamento do prédio. O cartório passou a funcionar em outro endereço e o estacionamento também foi fechado.

Tombado – O Hotel Flávio foi construído ainda no século XIX, pertenceu aos familiares do Visconde de Araruama e foi tombado pelo Coppam em 12 de setembro de 2013. Já há algum tempo sem a devida manutenção, o prédio sofre com o impacto do tempo.

Parte do Hotel desabou durante o fim de semana (Foto: Divulgação)

Restauração – Apesar do desmoronamento parcial do Hotel Flávio, o arquiteto Humberto Netto, que também é membro do Coppam, acredita que ainda é possível restaurá-lo. “Neste momento, em caráter de urgência, a família proprietária fará a demolição do quarto pavimento e precisará fazer o escoramento da fachada. É importante que isso seja feito com cuidado para não prejudicar a estrutura ou descartar partes que possam ser reaproveitadas em futura restauração”, analisou o arquiteto.

Desabamento com morte – Há cerca de 15 anos, bem próximo do Hotel Flávio, mais precisamente na esquina da Carlos de Lacerda com a Sete de Setembro, um prédio desabou durante uma obra de restauração feita pelo artista Rômulo Braga, que escapou por pouco. Uma mulher que passava pela calçada foi atingida e não resistiu.

Leia também:
Último andar do Hotel Flávio deverá ser demolido para que restante seja preservado

Prédio histórico no Centro de Campos ameaça desabar e trânsito é interditado nas imediações

Coppam aguarda proposta de donos para definir destino do Hotel Flávio