×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Prédio histórico no Centro de Campos ameaça desabar e trânsito é interditado nas imediações

O tráfego na Avenida Sete de Setembro, entre a Rua Carlos de Lacerda e a Rua dos Andradas foi interrompido

Campos
Por Redação
26 de junho de 2018 - 9h26

O prédio em que funcionava o tradicional Hotel Flávio, na Rua Carlos de Lacerda, no Centro de Campos, corre risco de desabamento. Parte da parede do prédio se desprendeu e caiu sobre a laje do cartório do 6º ofício e de um estacionamento, que ficam ao lado do antigo hotel. Para garantir a segurança da população que trabalha, reside e/ou trafega pelo local, a Defesa Civil isolou cerca de 200 metros da fachada do prédio e os dois imóveis nas duas laterais e solicitou a interdição parcial do trânsito na rua Carlos Lacerda a partir da rua Sete de Setembro até a 21 de abril. Até novas intervenções, a Guarda indica aos motoristas que sigam pela Sete de Setembro, entrem na rua Governador Theotonio Ferreira até chegar à rua João Pessoa e dali pegar a rua Lacerda Sobrinho ou seguir até a área do Mercado Municipal.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, major Edison Peçanha, o risco é de desabamento parcial ou total do prédio. “O desabamento começou da parte de trás para frente. Os primeiros desabamentos ocorreram no início da semana passada. No sábado, outra parte do prédio caiu. Na segunda-feira, parte da parede caiu em cima do prédio do cartório, danificando o ar condicionado e a caixa d’água. Paredes internas também já desabaram”, explicou o major.  Ele acrescentou ainda que o dono do imóvel deve ser notificado para que faça uma obra de recuperação do prédio. A informação é de que desde 2014 há um processo na Justiça relacionado a esse caso, no entanto, o proprietário teria alegado não ter condições financeiras para arcar com a reforma.

“Vistorias periódicas no prédio do hotel acontecem há alguns anos, inclusive audiências públicas já ocorreram nesse sentido. Mas a situação vem se agravando com o tempo. O teto está todo comprometido há bastante tempo, por exemplo. Mas a população pode ficar tranquila, porque a Defesa Civil está monitorando a situação”, lembrou o coordenador. A Defesa Civil também encontrou outras irregularidades no local, como infiltrações e outros desabamentos internos

Ainda de acordo com o major Edison Peçanha, acontecerá uma reunião no Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam) nesta terça-feira (26) e a situação deve ser discutida com as autoridades competentes. O fechamento total da rua depende da decisão do Conselho, junto à Secretaria de Obras.

Funcionários do cartório e de outros estabelecimentos nas imediações deixaram seus postos de trabalho devido ao risco de desabamento.

.