×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Macaco morto em Campos desperta suspeita de febre amarela

Ainda não foi identificada a causa da morte do primata. O animal foi achado em Conceição do Imbé.

Geral
Por Redação
1 de março de 2017 - 13h00
(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Um macaco foi encontrado morto na terça-feira (28) em Conceição do Imbé, distrito de Campos. Moradores do local acharam o corpo do animal e colocaram dentro de um isopor com gelo até a chegada da equipe do Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal. Ainda não foi identificada a causa da morte do macaco, mas população suspeita de que pode ser sido febre amarela.

O distrito de Conceição do Imbé ainda não havia sido incluído na área de bloqueio da doença em Campos por não ser considerado local de risco por não fazer divisa com o Estado do Espírito Santo. No entanto, buy nolvadex o distrito foi incluído na nova fase de vacinação que começa na próxima sexta-feira (3). Sabe-se que o macaco é um dos principais hospedeiros do vírus da febre amarela e esse já seria o segundo primata encontrado no local.

O animal foi encaminhado para o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Animais Selvagens (Nepas) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e, após análise, será encaminhado para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) na quinta-feira (2).  De acordo com a Vigilância em Saúde do Estado do Rio de Janeiro, o CCZ é referência da região Norte e Noroeste Fluminense para recebimento de primatas encontrados mortos. Lá deverá ser feito o diagnóstico da causa da morte do animal.

A equipe de reportagem do Jornal Terceira Via entrou em contato com o Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal para obter mais detalhes sobre o caso, mas ainda não obteve respostas. Em nota, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campos informou que “tem acompanhado a situação do macaco e que aguarda o laudo para saber qual o motivo da morte do primata”. O órgão ressaltou que “até o momento não foi registrado nenhum caso suspeito de febre amarela no município”.

No mês passado, o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campos, Jorge Amado de Almeida Santos, solicitou que os médicos veterinários que atuam em Campos comuniquem imediatamente às autoridades da Saúde fatos relacionados a primatas que sejam encontrados doentes ou mortos.

Transmissão da Febre Amarela
A transmissão da febre amarela pode ocorrer de duas formas: silvestre e urbana. Na primeira, a infecção acontece entre macacos e mosquitos que vivem na floresta. Já na segunda forma, o mosquito já infectado vai para a cidade e pica pessoas que ficam infectadas e, ao serem picadas por outros mosquitos da espécie Aedes aegypti, contribuem para a infestação da doença.

Em sua forma mais branda, a febre amarela se parece com uma virose e pode apresentar febre, mal-estar, enjoos, vômitos e dores musculares. Na forma mais grave, esse vírus pode causar icterícia (coloração amarelada de pele e olhos), urina escura, falência renal, falência do fígado e de outros órgãos e até mesmo a morte.