×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Após morte de macaco, novo bloqueio contra febre amarela

O bloqueio vacinal começará na região do Imbé, como forma de prevenção.

Campos
Por ASCOM
1 de março de 2017 - 14h02
(Foto: Divulgação Ascom/Campos)

(Foto: Divulgação Ascom/Campos)

A Vigilância em Saúde de Campos irá vacinar os moradores da região do Imbé contra a febre amarela nesta sexta-feira (03), das 8h às 16h. A imunização, que iria começar em Dores de Macabu no dia 8, faz parte do novo bloqueio vacinal determinado pela Secretaria de Estado de Saúde para atender distritos que possuam áreas de mata atlântica e proximidades. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Drª Andreya Moreira, o bloqueio começará no Imbé, como forma de prevenção, frente ao aparecimento de um macaco morto naquela região.

De acordo com Drª Andréya, não há motivo para pânico, pois não há nenhuma confirmação se animal encontrado morreu por febre amarela. “O macaco foi levado para o CCZ de Campos e irá ser encaminhado para o Rio de Janeiro, onde passará por análise para saber qual foi a real causa da morte. Não há motivo para pânico. A vacinação na região do Imbé já estava prevista conforme determinação do Estado. Apenas houve uma troca de data para o início do novo bloqueio, que estava previsto para começar em Dores de Macabu”, disse.

A nova fase do bloqueio também irá vacinar os moradores de Ibitioca, Serrinha e Morangaba. Drª Andréya ressaltou que esse momento é apenas uma ação de prevenção. “É importante informar que não há casos de febre amarela”, salientou.

Cabe lembrar que a vacina contra a febre amarela é voltada para as pessoas entre 9 meses e 60 anos, obedecendo às indicações e contra-indicações do Ministério da Saúde, que são: não possuir doenças como câncer, HIV positivo; não ser alérgico a proteína do ovo e a gelatina; não fazer uso de medicamentos como corticoide; não ser gestante; e não estar amamentando.

Os moradores desses distritos devem comparecer ao local de vacinação, que ainda será definido, munidos de identidade, comprovante de residência e cartão vacinal, principalmente para os menores de idade.