×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Coluna do Balbi: nova atração, contrato firmado, dois mil empregos e mais

Confira os destaques da semana selecionados pelo diretor de Jornalismo do Terceira Via, Aloysio Balbi

Campos
Por Coluna do Balbi
27 de janeiro de 2020 - 0h01

Nova atração

No coração do Centro de Campos, quando terminar o verão, será aberta uma grande casa de entretenimento. As obras no seu interior estão em fase de tratamento final. A casa vai funcionar na antiga sede do banco Itaú, ao lado do edifício Predial, no Calçadão. O investimento é grande e a casa, que terá também jogos, deverá gerar cerca de 50 empregos diretos. Vai ajudar a revitalizar o Centro.

E mais uma

Outro empreendimento que também vai ajudar o Centro, e que foi anunciado em primeira mão pela coluna é o Hotel Planície que foi comprado por um rico empresário de Itaperuna, sendo todo reformado. Também será inaugurado no final de fevereiro. Existe uma grande chance da antiga cabana do Planície, misto de bar e restaurante com uma vista generosa da cidade, volte a funcionar.

Contrato firmado

A GNA- Gás Natural Açu- assinou contrato para a construção da segunda termelétrica a gás natural, que vai se chamar GNA 2. As obras serão feitas pela construtora espanhola Acciona em parceria com a Andrade Gutierrez. A GNA1, com 1.3 GW já está sendo comissionada e entra em operação em janeiro de 2021.

Dib´s

O fotografo Dib´s Hauaji completa 50 anos de fotografia esse ano. Darling de todos, Dib´s está preparando alguma surpresa. Poderá abrir o baú com mais de 50 mil fotografias e fazer uma exposição, ou editar livro ou revista contando a sua vitoriosa história. Ele ia desde acontecimentos policiais até foto da alta sociedade, na qual se especializou.

Institucional

O advogado e jornalista Mauro Silva, assumiu o cargo de gerente de Relações Institucionais da Associação de Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro-ADERJ-, que fica no bairro da Penha, no Rio. Trata-se de uma entidade de peso que hoje tem na presidência o empresário campista Joilson Barcelos. Não está errado dizer que é uma das entidades do setor produtivo mais importantes do Rio.

Drama de Santa Cruz

O drama vivido pelos moradores da Vila Operária da usina Santa Cruz, que vai a leilão em fevereiro, como adiantou a coluna em sua versão online, vai mobilizar muita gente na tentativa de evitar o pregão. O leilão foi determinado pela Justiça de São Paulo no processo de recuperação fiscal da Companha Brasileira de Açúcar e Álcool- CBAA- que já foi dona da usina.

O dono

A CBAA foi fundada por um influente empresário que ficou em Campos por três anos. José Pessoa de Queiroz Bisneto, pernambucano residente em São Paulo, tinha, quando fundou a companhia, 12 usinas espalhadas pelo país. Quis comprar o engenho de Quissamã e transformá-lo numa grande usina. Petista convicto, passou a ter dificuldade nos negócios, sendo essa a razão do leilão.

Navio chegando

O terminal de gaseificação, na verdade, é um navio FSRU que ficará permanentemente ancorado no Açu. Já está a caminho do Brasil e foi construído na Coreia, mais precisamente no estaleiro de Singapura. O navio foi batizado de BW Magna.

Dois mil empregos

Levando em conta que na construção do GNA 1 estão sendo gerados 5 mil empregos diretos, pode se garantir que pelo menos outros cinco mil serão gerados a partir de março deste ano, quando serão iniciadas as obras do GNA 2. É uma grande notícia para a economia da Região.