×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Blog dos Jornalistas: exonerações contribuem para especulações políticas em Campos

Nildo Cardoso, Sávio Sabóia e Viny Soares foram exonerados nos últimos meses

Blog dos Jornalistas
Por Blog dos Jornalistas
9 de janeiro de 2020 - 18h11

Com a aproximação das eleições e uma sequência de exonerações que são publicadas diariamente no Diário Oficial de Campos, um novo cenário político vem se desenhando. Entre os nomes mais conhecidos e que podem entrar na disputa deste ano estão: Fernando Leite, Nildo Cardoso, Sávio Sabóia e Viny Soares. Alguns desses já falaram publicamente sobre o desejo em disputar o próximo pleito eleitoral.

Na lista dos que foram exonerados recentemente também está o apresentador Viny Soares, que ocupou o cargo de vice-presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, no meado do ano passado passou a ocupar a posição de chefe de cerimonial no gabinete do prefeito Rafael Diniz, e no último dia 02 de dezembro foi exonerado.

“Eu não recebi justificativa sobre minha exoneração e também não foi um pedido que partiu de mim, mas eu continuo no grupo e aguardo os novos rumos que serão tomados. Eu estou no jogo político e estou propício a qualquer coisa, tanto a vir como candidato quanto a apoiar alguém. Meu líder político é Rafael Diniz, mas vou apoiar alguém que tenha os mesmos ideais que os meus ou semelhantes. Também não descarto vir como candidato a vereador”, comentou Viny Soares.

Exonerado no último dia 23 de outubro, após criticar o governo publicamente, o ex-superintendente de Abastecimento Nildo Cardoso não confirmou se disputará algum cargo público nas próximas eleições. “Vou participar do processo eleitoral, mas não sei ainda se serei candidato. Não quero adiantar isso agora. Só depois do Carnaval vou decidir com meu grupo político”.

Único da lista que faz parte do governo, ocupando o cargo de vice-presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Fernando Leite demonstra interesse em disputar a prefeitura de Campos nas próximas eleições.

“O próximo gestor terá um grande desafio e o cenário político ainda é muito turvo. Eu dependo do prefeito Rafael para saber se venho (como candidato) ou não, mas eu tenho mais do que vontade de ser o próximo prefeito. Já fui deputado e também conheço Campos como poucas pessoas conhecem. Eu tenho um amor exagerado por Campos e quero o melhor para a cidade”, garantiu.

Sávio Sabóia atuava até o início deste mês como subsecretário de Saúde de Campos. A exoneração foi publicada na edição desta quarta-feira (8) no Diário Oficial de Campos. Ele quem teria pedido o próprio desligamento e a saída pode ter relação com a pretensão de se candidatar à prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana, sua cidade natal. Na eleição passada, Sávio se candidatou ao cargo, mas perdeu a disputa. A reportagem não conseguiu contato com ele.

A reportagem tentou contato com a Prefeitura de Campos para saber sobre as exonerações e recebeu a seguinte nota: “O jornalista Fernando Leite, por ser servidor estatutário da Prefeitura de Campos, era designado para desempenhar a função de vice-presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). No final do ano passado, ele aposentou, por isso, foi necessária a exoneração como designado e a nomeação, em seguida, para um cargo comissionado, conforme prevê a legislação. Vinícius Soares foi exonerado a pedido”.