×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Subindo a Serra

Roteiro para curtir a temporada de inverno no último fim de semana de férias

BLOG
Por Guilherme Belido
21 de julho de 2019 - 0h01
Num ano de estação bem definida e de noites com frio mais intenso do que o comum para nossa região, o mês de julho apresenta-se como o auge da temporada de inverno, visto que na esteira das férias escolares permite que famílias tirem dias de folga para aproveitar o pacote de lazer que inclui clima agradável, gastronomia típica regada a bons vinhos e a oportunidade de tirar do guarda roupa as peças mais sofisticadas. Enfim, tal como o verão é estação mais alegre do ano, o inverno (quando faz frio) é a mais charmosa.
Apesar do inverno ainda seguir por todo agosto e início de setembro, julho – pelas circunstâncias mencionadas – é o período mais propício para viagens, quando as pessoas buscam lugares cobiçados, em especial regiões de serra.
Assim, vale lembrar que o próximo fim de semana ‘fecha’ o mês e, entre os que dependem das férias  para se ausentar, é a última oportunidade para fazer as malas, desligar o celular e curtir a reta final de 3 ou 4 dias de pura desconcentração, jogando conversa fora defronte à lareira ou, dependendo de cada um, com muita aventura.
Levando em conta que a opção impõe estar em cima de hora para aproveitamento entre 3 e 5 dias, lugares mais distantes, que envolvam avião ou muitas horas de viagem, ficam naturalmente afastadas. Assim, sugerimos um roteiro que começa por encontrar um hotel ou pousada bacana, arrumar as malas, colocar o carro na estrada, e chegar ao destino desejado em torno de três horas.
Tudo muito rápido, tipo ‘pra ontem’, mas nem por isso menos charmoso e diferente, garantindo temperaturas baixas, comida e acomodações de primeira e paisagens deslumbrantes. O roteiro se chama Serra Capixaba – as montanhas do Espírito Santo – que reúne meia dúzia de lugares aprazíveis, cada qual com suas peculiaridades super interessantes, e que fica logo ali, ó, a duas horas e meia de Campos.
Pedra Azul – A ‘joia da coroa’ deste roteiro é Domingos Martins, particularmente Pedra Azul, verdadeiro paraíso natural que reúne o melhor e mais diversificado centro gastronômico de toda a serra do ES, associado aos melhores hotéis e pousadas da região, com destaque para o Bristol Vista Azul Hotel, a Pousada Pedra Azul, o requintado Aroso Paço Hotel e os tradicionais Pousada dos Pinhos, Pousada Lusitânia e Eco da Floresta – para citar apenas alguns.
Cercada pela mata Atlântica, Pedra Azul oferece inúmeras cachoeiras que formam grandes piscinas naturais (para que os ousam enfrentar o frio da época), belos lagos, trilhas para caminhadas, áreas destinadas a práticas esportivas, passeios de trem e várias outras opções.
Destaque, ainda, para a Rota do Lagarto, um pedaço de estrada nas proximidades de Pedra Azul, por muitos considerados um dos trechos rodoviários mais bonitos do Brasil, também com oferta de bons restaurantes.
Como curiosidade, o nome Pedra Azul foi dado em razão da enorme rocha existente no local, que de acordo com a incidência do sol, assume tonalidade azulada nos dias mais claros.
ONDE FICAR
PEDRA AZUL (DOMINGOS MARTINS)
+ Vista Bristol Azul
Rodovia BR 262, Km 89, Tel. (27) 2133-0133
+ Pousada Pedra Azul
Km 88 da Rodovia BR-262, (27) 3248-1101
+ Pousada dos Pinhos
Rodovia BR 262, Km 90. Tel. (27) 3248-1115
+ Aroso Paço Hotel
BR 262, Km 89. Tel. (27) 3248-1147
+ Hotel Fazenda China Park
BR 262, Km 72, Aracê, s/n. Tel. (27) 3288-4141
+ Hotel Eco da Floresta
Rodovia BR 262, Km 96. Tel. (27) 3248-1196
VENDA NOVA DO IMIGRANTE
+ Pousada Bela Aurora
Bela Aurora, Venda Nova (Zona Rural)
Tel. (28) 9.9925-6197
CASTELO
+ Hotel Estrela do Sul
Avenida Nossa Senhora da Penha, 1011 – Santo Agostinho. Tel (28) 3542-3709
+ Pousada Lua e Sol
Rua Romeu Barbosa, 393 – São Miguel. Tel. (28) 3541-0119
VARGEM ALTA
+ Pousada Refúgio Richimond
Rod. Jorge Féres, ES. Tel. (28) 3522-1151
+ Hotel Monte Verde
Rodovia ES-164, Km 60 – Alto Castelinho. Tel. (27) 3248-2111
CAMPINHO
+ Pousada na Montanha
Estrada do Galo, Km 01. Tel. (27) 3268-1036
AFONSO CLAUDIO
+ Hotel 3 Pontões
Rua Francisco D’avila Apolinario, 145 (Parque Residencial Girassol). Tel. (27) 3735-3737
De Vargem Alta a Afonso Cláudio, tem para todos os gostos
O fim de semana sem estresse e de curta distância contempla outras opções, todas seguindo pela BR-101 e entrando por Cachoeiro do Itapemirim. Num passeio que vale cada quilômetro, o roteiro aqui desenhado contempla outras alternativas.
A opção mais próxima é Vargem Alta, a 150 km, que apesar de não ser tão difundida, é uma excelente escolha para quem gosta de áreas rurais, com muitas fazendas, pomares, riachos, lagos e trilhas. É ideal para quem está em busca  de sombra e água fresca, sendo ótima opção, também, para as crianças.
Mais 10 quilômetros está Castelo, de colonização italiana, cujo forte são os esportes mais radicais (escaladas e voo livre), e as cachoeiras de águas cristalinas. Vale dizer, Castelo exibe interessante acervo arquitetônico, tendo o nome sido inspirado nos montes da região, que lembravam castelos medievais.
Pertinho de Pedra Azul está Venda Nova do Imigrante, também de forte influência italiana, com importante conjunto histórico formada por casas do século 19, construídas com assoalhos de madeira e engradamento em palmito. Em Venda Nova está a famosa Cachoeira do Alto Bananeira, formada por sete quedas.
Mais perto de Vitória 
Ainda guardando as características de Serra, contudo mais próximo de Vitória, está Campinho (220 quilômetros de Campos), sede do município de Domingos Martins, um pequeno e super-aconchegante centro urbano, que lembra lugarejos do interior europeu.
De colonização alemã, Campinho mostra os traços germânicos nas casas coloridas, nos chalés e nas cervejarias. O calçadão do Centro é formado por cafeterias, chocolaterias, adegas e lojas de souvenirs. Anualmente promove o famoso Festival de Inverno, com danças e canecos típicos que homenageiam a cultura alemã. Contudo, remete também à culinária e vinhos italianos. Campinho possui, ainda, um belo riacho com uma pequena ponte nos moldes europeus.
Várias vezes recebendo o título de melhor água potável do Brasil, conclui-se o roteiro com a cidade de Afonso Cláudio, a 240 km de Campos, praticamente na ‘Grande Vitória’, também conhecida como cidade das cachoeiras. De colonização ítalo-alemã, tem um clima ameno e o principal ponto turístico é a Pedra dos Três Pontões.