×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Doces e comidas são atrações à parte na festa do Santíssimo Salvador

Doceiras tradicionais da cidade estão comercializando suas delícias na Praça

Campos
Por Clícia Cruz
4 de agosto de 2023 - 13h35
Foto: Silvana Rust

Se tem uma coisa que campista gosta é de doces e a cidade tem uma variedade incrível, que vai muito além dos tradicionais chuvisco e goiabada. Os doces finos e bolos de festa são alguns dos itens mais esperados na Festa do Santíssimo Salvador, que começou nesta sexta-feira (4), na Praça. Assim que as barracas terminaram de serem montadas, na quinta (3), algumas doceiras já começaram a comercializar os produtos, como fatias de bolo e docinhos. Os preços são variados e o visual e o cheiro dão água na boca.

O 31º Festival da Comissão de Entidades Sociais e Assistenciais do Município de Campos (Coesa), conta com 21 barracas montadas em frente ao Museu Histórico de Campos. Quatro delas são ocupadas por doceiras de Campos e 17 por organizações filantrópicas que integram a Coesa.

Foto: Silvana Rust

Na parte dos doces o movimento começa logo cedo, às 10h da manhã as pessoas já começam a procurar seus doces prediletos. Nathália Souza Cruz é chocolatier e junto com a mãe, a Fada do Chocolate Dayse Souza Cruz, já produziu mais de quatro mil doces para comercializar durante os quatro dias de festejos. “Não pode faltar a torta de chuvisco, a torta bombom de morando, os doces tradicionais e as nossas trufas, que são inigualáveis”, destaca Nathália, que desde criança produz e comercializa os doces junto com a mãe.

Quem também cresceu nos festejos do Santíssimo Salvador com a mãe e a avó, foi Luana Braga. Filha da doceira Fátima Braga, e neta da falecida doceira Gilda, Luana conta que no ano passado, no último dia da festa todo o estoque de doces já havia sido vendido no início da tarde. “Nós tivemos que preparar senhas para a torta de chuvisco, porque deu briga aqui. Esse ano nós estamos super preparadas e a produção vai continuar durante a festa, para que possamos atender a todos que vem prestigiar o nosso trabalho.

Na barraca, além de doces tradicionais como quindins, camafeus, olho de sogra, tem fatias de bolo festa, de diversos recheios.

Na barraca ao lado, Edna Rodrigues começa a arrumar o stand da irmã, Danielle, boleira da Baixada Campista. “É uma excelente oportunidade para as pessoas apreciarem os bolos de diversos sabores, além dos docinhos, que estão sensacionais.”, destaca Edna.

A equipe do Bacalhau a postos na festa do padroeiro. Foto: Divulgação

Bolinhos de bacalhau, uma tradição da festa
Uma das delícias mais procuradas na festa é o famoso bolinho de bacalhau. Quem comanda a produção do salgadinho é a dona de casa Cleia Silva dos Santos, uma maranhense que mora em Campos há 10 anos e há seis anos coordena uma equipe de pelo menos 10 voluntários que atuam na preparação da iguaria. Ela conta que, ao longo dos quatro dias de comemoração, serão oferecidas centenas de unidades do salgado todos os dias. “No primeiro dia de festa, a gente abre com pelo menos 500 bolinhos. No segundo, vai para 800 e continua subindo. No último a gente chega a 1,5 mil, pois as barracas funcionam o dia inteiro no domingo”, revela.

371ª FESTA DO SANTÍSSIMO SALVADOR – SHOWS
PALCO PRINCIPAL
04/08 – Sexta-feira

21h: Dj Beto Gusmão
22h: Di Propósito

05/08 – Sábado
21h: Dj Ritter
22h: Caju pra Baixo

06/08 – Domingo
20h: DJ Robson Campos
21h: Adriana Arydes

CANTEIRO DA CATEDRAL
03/08 – 20h: Larissa e Laís
04/08 – 20h: Uister Mika-el
05/08 – 20h: Pequenos do Senhor
06/08 – 18h: Banda da Guarda Municipal; 19h: Nelinho