×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campos investiga morte do atleta Leandro Nunes por suspeita de febre maculosa

Atleta campista, Leandro Nunes, morreu nesta quarta

Geral
Por Redação
14 de junho de 2023 - 18h15
O atleta de mountain bike campista Leandro Nunes,
O atleta de Mountain Bike campista Leandro Nunes, de 49 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (14) com quadro suspeito de febre maculosa

O atleta de Mountain Bike, Leandro Nunes, de 49 anos, faleceu nesta quarta-feira (14), em Campos, e secretaria de Saúde investiga possível suspeita de febre maculosa, doença que costuma ser causada pela picada de um carrapato. Segundo o órgão, o paciente foi internado na segunda-feira (12) no Hospital Plantadores de Cana (HPC) com sintomas inespecíficos, e acabou sendo transferido para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no dia seguinte. Também nesta quarta, o Ministério da Saúde atualizou para 53 o número de casos de febre maculosa confirmados este ano no país, com oito mortes registradas. 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Subsecretaria de Atenção Básica Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), informou que foi notificada nesta quarta-feira e iniciou a investigação para esclarecer a causa do óbito. “Para isso, amostras de material para exames laboratoriais serão encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels. Informamos ainda que em 2023 tiveram, até o momento, três notificações para febre maculosa, porém todas foram descartadas. Assim, não há registro de óbito ou casos confirmados esse ano”, completou.

Nas redes sociais, amigos lamentaram a morte do atleta. Prima de Leandro, a jornalista Flávia Ribeiro escreveu “Hoje é um dia muito triste para os Nunes. Estamos tendo que nos despedir de um de nós. Um que a gente não estava preparado, como se estivéssemos preparados para a partida de alguém. Mas esse ainda não tinha 50 anos. Meu primo Leandro completaria meio século mês que vem, mas uma doença que ainda não sabemos o nome tirou sua vida de forma súbita. Internou na segunda-feira e nas primeiras horas deste 14 de junho sucumbiu. Estou aqui escrevendo, mas ainda é dificil acreditar. Leandro era o trio da minha dupla com minha irmã. Foi o primeiro neto a chegar, a terceira criança que viveu no quintal da minha avó Iracy junto comigo e minha irmã durante anos, até que sua irmã Eliana chegou quando éramos adolescentes… Foi ele quem nos deu o nosso primeiro bebezinho, seu filho João Vitor, nosso primeiro sobrinho. E foi sempre por perto de nós que ele foi desenvolvendo sua história… Que ele possa encontrar os pais, tio Gordinho e tia Eliane e meu pai, que era o tio Nesto muito querido dele. Vá em paz querido. Deus te guarde. Obrigada por tudo o que vivemos juntos.”

Já o perfil Desafiomtb Ciclismo publicou: “Hoje o Mountain Bike de Campos dos Goytacazes-RJ se despede deste cara, Leandro Nunes você fez história, você fez a sua história, você esteve e estará na história de muitos, rogamos ao Senhor Jesus Cristo que conforte e console os corações dos familiares e amigos”.

Saúde atualiza para 53 os casos de febre maculosa, com 8 mortes

O Ministério da Saúde atualizou para 53 o número de casos de febre maculosa confirmados este ano no país, com oito mortes registradas. Todos os óbitos ocorreram na Região Sudeste — seis em São Paulo, um em Minas Gerais e um no Rio de Janeiro. Quanto ao número de casos, a maior concentração de ocorrências é verificada nas regiões Sudeste (30) e Sul (17). 

A febre maculosa é uma doença possivelmente fatal que costuma ser causada pela picada de um carrapato infectado com bactérias da família Rickettsia. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares. Pode haver erupções, geralmente com pele escura ou crosta no local da picada de carrapato. A febre maculosa responde bem ao tratamento imediato com antibióticos.