×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Cerca de 2.600 profissionais do Porto do Açu entram em greve após manifestação

Os profissionais ligados a cinco empresas que atuam no complexo portuário reivindicam por reajuste salarial e melhores condições de trabalho

Região
Por Redação
12 de maio de 2023 - 12h48
Manifestação no Complexo do Porto do Açu (Reprodução Facebook)

Um grupo de profissionais que atua no Porto do Açu, em São João da Barra, fez protesto e interrompeu o acesso ao complexo portuário nesta sexta-feira (12) durante a manhã.  O motivo da manifestação é por questões salariais. Eles pedem reajustes de até 30% em algumas categorias, além de reivindicar melhores condições de trabalho. Após assembléia, cerca de 2.600 profissionais que prestam serviço para cinco empresas, decidiram paralisar as atividades. Desde o fim de abril, eles estavam em estado de greve. Entretanto, devido à falta de acordo com as empresas, a greve foi decidida em assembleia promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores de Montagem e Manutenção Industrial (Sintramon).  

De acordo com o presidente do Sintramon, em São João da Barra, Paulo César Quintanilha, desde o dia 28 de abril os profissionais se encontravam em estado de greve:

“Hoje decidimos pela greve e tivemos a adesão dos trabalhadores que fazem montagem e manutenção em cinco empresas que atuam no complexo portuário. Estamos com muita defasagem salarial. Em algumas categorias, o piso salarial é 30% inferior ao que é estipulado no estado do Rio de Janeiro.  Temos expectativas de ouvir novas propostas do sindicato patronal. Devido à falta de acordo, a greve foi voltada e aprovada. Na próxima segunda-feira (15), retornaremos ao diálogo para ouvir das empresas uma nova proposta de reajuste salarial”, informou.

Após a manifestação em um dos acessos ao Porto do Açu, o trânsito foi liberado, já que chegou a ser interrompido por algumas horas. A reportagem entrou em contato com assessoria da companhia para saber dos efeitos da paralisação e das reivindicações dos trabalhadores.

Por meio de nota, foi informado apenas que “a Administração Portuária do Porto do Açu informa que, nesta sexta (12), cerca de 2 mil colaboradores de empresas terceiras que atuam no complexo portuário se reuniram em assembleia, entre 7h30 e 11h, nas imediações do empreendimento, gerando restrições de vias. Os acessos já foram liberados”, conclui.