×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Hospital Dr. Beda adquire equipamento de ponta e inicia a era da cirurgia robótica em Campos

Procedimentos com robô cirúrgico já estão previstos para este mês; investimento é pioneiro no Norte Fluminense e Região dos Lagos

Geral
Por Ocinei Trindade
6 de abril de 2023 - 9h25
Robô Cirúrgico é levado para instalação no Centro Cirúrgico do Hospital Dr. Beda (Fotos: Carlos Grevi)

O Grupo IMNE inova mais uma vez em medicina de ponta e tecnologia em Campos dos Goytacazes. O Hospital Geral Dr. Beda passou a contar com o primeiro robô cirúrgico do Norte Fluminense e da Região dos Lagos. O equipamento Da Vinci é de última geração, fabricado pela empresa americana H.Strattner. A chegada do equipamento na quarta-feira (5) foi acompanhada pelas diretorias médica e administrativa com grande entusiasmo. A partir desta quinta-feira (6), começam as montagens e testes do robô que será utilizado em diversos procedimentos cirúrgicos ainda em abril. O assunto é tema de uma reportagem especial que será publicada no J3News no domingo (9).

Diogo Neves é diretor-clínico do Hospital Dr. Beda

“Isto representa uma revolução na medicina da região e do interior do estado do Rio de Janeiro. A cirurgia robótica é uma tecnologia irreversível. Dentro de algum tempo vai tomar o espaço da cirurgia convencional e videolaparoscópica. Sabemos que para determinados tipos de cirurgia, a robótica tem resultados melhores e mais eficazes. São vários os benefícios que a cirurgia robótica traz. Esse processo não é para qualquer hospital. Atingimos um grau de maturidade cirúrgica com equipes extrememanete qualificadas e capazes. Estamos na vanguarda. Trata-se de uma resposta para quem trabalha conosco, para exercer medicina de primeiro mundo”, destaca o médico Diogo Neves, diretor-clínico do Hospital Dr. Beda.

A diretora-administratva do Grupo IMNE, Martha Henriques, também comentou sobre aquisição do robô cirúrgico:

Diretora administrativa Martha Henriques e o presidente do Comitê de Robótica do Grupo IMNE, o médico urologista Gustavo Araújo

“Para nós, é uma grande conquista. Mais uma vez o IMNE sai na frente colocando em evidência a nossa marca e o nosso DNA: a inovação. Colocamos Campos no cenário nacional na área da saúde. Somos responsáveis também pelo treinamento de equipes quando adquirimos um simulador de robô. Os profissionais que, normalmente estariam nos grandes centros se preparando para certificação, hoje se preparam dentro do Hospital Dr.Beda. Para esse treinamento dentro da instituição houve um alto investimento”, diz.

Inicialmente, são 30 profissionais certificados pela H.Strattner, fabricante americana do equipamento.  São profissionais de várias especialidades, como cirurgia-geral, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia ginecológica, cirurgia urológica, cirurgia bariátrica, cirurgia torácica.

Equipamento entra em fase de montagem e testes nos próximos dias

O Grupo IMNE formou um Comitê de Robótica presidido pelo urologista Gustavo Araújo, composto por representantes da direção administrativa, direção médica, médicos e enfermeiros. O processo de implementação do robô na instituição foi desenvolvido nos últimos 12 meses.

Treinamento para equipe foi realizado por meio de simulador

“Havia essa necessidade e vontade da instituição. Trata-se de um alto investimento, mas que terá um retorno custo-benefício muito maior. O robô tem uma precisão exata, baseado em sistema de inteligência artificial. Há também o tempo de internação e recuperação praticamente imediatos, em torno de 48 horas, para voltar às atividades, dependendo de qual cirurgia. Saber que o paciente vai deixar o hospital apto para o seu trabalho e rotina. Trata-se de um custo de investimento em saúde”, resume Gustavo Araújo.

Nos próximos dias, o robô cirúrgico do Hospital Geral Dr. Beda estará em plena atividade, após finalização de montagem e testes específicos. Há previsão de 14 procedimentos cirúrgicos com a utilização do equipamento em abril.

Chegada do robô cirúrgico foi acompanhada com entusiasmo por profissionais e diretoria do Hospital Geral.Dr.Beda