×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Prefeitura elabora plano para identificar percentual da população campista em insegurança alimentar e nutricional

Dados vão fundamentar o desenvolvimento de ações integradas e políticas públicas

Saúde
Por ASCOM
22 de fevereiro de 2023 - 13h01

Já está em fase de elaboração o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PMSAN) de Campos. Visando identificar o percentual da população campista que se encontra em insegurança alimentar e nutricional e, a partir daí, desenvolver ações integradas e políticas públicas voltadas para essa temática, mais uma reunião online foi realizada na quarta-feira (15), pelo Grupo de Trabalho proposto pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) para a criação do Plano, do qual a Prefeitura passou a integrar.

Participaram da reunião, juntamente com o professor do Laboratório de Gestão e Políticas Públicas e de Administração Pública da Uenf, Mauro Macedo Campos, representantes das secretarias municipais de Saúde, de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), de Agricultura, Pecuária e Pesca e Desenvolvimento Humano e Social. O professor Mauro Macedo coordena o projeto de extensão “Diagnóstico de Segurança Alimentar e Nutricional de Campos dos Goytacazes”.

Também presentes à reunião os professores e pesquisadores da Fundação João Pinheiro, Carolina Portugal e Agnez de Lelis Saraiva, a coordenadora do Departamento de Inspeção de Leite, Mel e Derivados da SMAPP, Gleiciane Pimentel, e as estudantes bolsistas do projeto, Sabrina Falçoni, Samara Cruz, Thais Lisboa, Letícia Crisóstomo e Amanda Durares.

Participam ainda da elaboração do PMSAN, que é uma iniciativa do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, membros da Universidade Federal de Minas Gerais. A Fundação João Pinheiro é uma instituição de pesquisa e ensino vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais.

Segundo Rodrigo Carneiro, subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde da secretaria de Saúde, as reuniões têm por objetivo identificar situações críticas dentro do município a fim de criar políticas públicas para atendimento a essa demanda. “A partir de compilação de dados do Programa de Assistência aos Assentamentos e Quilombolas (PAAQ), Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), Programa Saúde na Escola, em parceria com a Educação, Estratégia Saúde da Família (ESF), Departamento de Nutrição, dentre outros, faremos uma busca ativa dessa população”.

A assessora técnica da Seduct, Catia Mello, explicou que, por meio deste grupo de trabalho, está sendo elaborado um documento que seja exequível e que permita construir uma base de informações consolidada, de forma a assegurar a segurança alimentar e nutricional e o direito humano à alimentação adequada à população campista.

Já o professor e pesquisador da Fundação João Pinheiro, Agnez de Lelis Saraiva, ressaltou o comprometimento da Prefeitura, da Uenf e da sociedade civil na elaboração do PMSAN. “É animador ver o esforço em construir um Plano que contribua para combater a insegurança alimentar, a pobreza e a pobreza extrema e assegure a parcelas mais vulneráveis da população deste município condições melhores de vida. Em breve, o município terá um importante instrumento de política social para contribuir para uma vida melhor para todos e a Fundação João Pinheiro é parceira nesta empreitada”.

O também professor Mauro Macedo disse que o esforço em construir o PMSAN parte de uma proposta que visa congregar um conjunto de iniciativas (de pesquisa e extensão) apoiadas por universidades, sociedade civil e o poder público local. Após a criação do PMSAN, a ideia é apresentá-lo à sociedade civil em junho deste ano, durante um seminário previsto para acontecer na Uenf.

Fonte: Prefeitura de Campos dos Goytacazes