×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Escritor Ronaldo Júnior prepara lançamento de dois livros digitais

Obras históricas do integrante da Academia Campista de Letras em prosa poética também estarão disponíveis em áudio

Literatura
Por Redação
27 de janeiro de 2023 - 7h59
Ronaldo Júnior é membro da ACL (Reprodução)

O escritor campista Ronaldo Júnior lança no dia 31 de janeiro dois livros em formato digital com acesso gratuito para os leitores. “Ideário poético da Independência” e “Prosas descolonizadas” são trabalhos desenvolvidos por ele há cerca de quatro anos. As obras serão publicadas nos formatos PDF e ePub, além de estarem disponíveis em áudio na íntegra no Spotify. Os livros poderão ser conferidos no site www.ronaldojuniorescritor.com (na aba “Obras”), ou em linktr.ee/historiapoetica.

Parte da coleção “História poética” – que tem como proposta revisitar poeticamente momentos da história brasileira -, os livros “Ideário poético da Independência” e “Prosas descolonizadas” são motivados pelo bicentenário da Independência do Brasil. As publicações disponibilizam material literário gratuito sobre a história do Brasil.

“A temática gira em torno do bicentenário da Independência, mas o lançamento é posterior justamente porque são livros que buscam leituras da história do Brasil de forma ampla”, diz Ronaldo.

“Ideário poético da Independência” recebeu o Prêmio de Incentivo à Publicação Literária ofertado pela Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal no ano de 2019, sendo classificado com nota máxima pelos jurados. A obra é composta por 33 poemas divididos em três partes:

Ilustração

1) “Resquícios” aborda questões relativas ao processo de independência, como a escravidão, o Poder Moderador e as histórias e pinturas por trás do famoso Grito do Ipiranga;

2) “Reverberações” repensa a formação da identidade nacional com os olhos voltados para os dias atuais, trazendo temas como fake news, o incêndio que assolou o Museu Histórico Nacional em 2018 e até o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, ocorrido em 2016;

3) o apêndice “Constituição Poética da Independência Nacional” é composto por poemas escritos como artigos de uma lei, tendo por base os 17 artigos da Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão (França, 1789) e suas referências presentes na Constituição Brasileira de 1824, outorgada por D. Pedro I. A obra conta com prefácio do professor e escritor Carlos Augusto Souto de Alencar.

Ilustração

O segundo livro, “Prosas descolonizadas”, é fruto de um projeto cultural aprovado no Edital Retomada Cultural RJ 2, promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, sendo composto por dez textos que oscilam entre o ensaio e a prosa poética. Na mesma linha do primeiro, os textos passam por temas que vão desde a invasão portuguesa até o modernismo de 1922, além de fatos recentes da nossa história e temáticas fundantes do Brasil. A obra conta com prefácio do professor e escritor Adriano Moura e com posfácio do historiador e professor Rodrigo Rosselini.

“Os autores convidados para escrever sobre as obras – Carlos, Adriano e Rodrigo – foram escolhidos por terem um importante papel na minha formação crítica, motivo pelo qual eles fazem parte direta e indiretamente dos livros”, conclui Ronaldo Júnior.