×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Revitalização do Centro Histórico de Campos ganha novo estudo

Ideia é usar o Retrofit, tendência na Arquitetura para renovar edifícios, agregando a eles novas tecnologias e designs

Geral
Por ASCOM
22 de janeiro de 2023 - 15h19
Área central de Campos tomada por fios elétricos (Fotos: Arquivo/ Silvana Rust)

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos fez a solicitação e o prefeito Wladimir Garotinho autorizou estudos internos para a implementação de um projeto de Retrofit, em nova fase de revitalização do Centro Histórico Comercial.

O Retrofit é uma tendência na Arquitetura que surge como uma forma de revitalizar edifícios e outras construções trazendo a eles novas tecnologias e designs mais promissores.

“O projeto de Retrofit é uma solicitação da CDL e de outras instituições do setor produtivo e do comércio, nessa interlocução direta que a gente vem mantendo desde o início da minha gestão. O retrofit é um conjunto de técnicas e medidas que vão permitir a revitalização das construções antigas e históricas do Centro, que vai adequar e atualizar o uso de espaços da área central, ajustar o seu ordenamento, adaptando o Centro à necessidades atuais”, enfatiza o prefeito Wladimir Garotinho, ressaltando que os estudos estão em andamento e serão discutidos com as instituições.

O presidente da CDL, Edvar de Freitas Chagas Júnior, destaca que o Centro vai retomar o caminho de seu projeto de revitalização, pleito do comércio e do setor produtivo e suas entidades, e iniciado no governo Rosinha Garotinho, interrompido na gestão passada e agora resgatado na mesa de diálogo entre o prefeito Wladimir Garotinho e as instituições do setor produtivo.

“Temos um diálogo permanente com o prefeito Wladimir Garotinho, que desde o início de seu governo recebe as entidades do setor, ouve nossos pleitos e propostas, atua em conjunto com parcerias e ações. Agora estamos amadurecendo essa nova fase do projeto, que pode ser chamada de Revitalização 4.0”, explica Edvar Junior.

E reforça: “É muito significativo a retomada do projeto em um encontro de ideias e gerações: no passado, meu pai, presidente da CDL, Edvar Chagas, ao lado das entidades irmãs, discutiu e aprovou com a prefeita Rosinha a revitalização. Agora é minha vez de dar sequência, na CDL e com as entidades, aos trabalhos que foram interrompidos, ao lado de Wladimir, que dá continuidade ao que a sua mãe implementou e que renova esse diálogo que tantos frutos gera para o comércio e nossa economia”.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva, pontua que entre as medidas do Retrofit para o Centro podem ser agregados incentivos do Município, como a isenção do IPTU por um período específico de anos (a definir), a isenção de taxas municipais para instalação e funcionamento (a definir), redução de ISS, entre outras.

“O Retrofit é uma ideia apresentada por entidades do setor produtivo, como a CDL, na mesa de diálogo com o prefeito Wladimir Garotinho, e vai potencializar moradia, trabalho, e circulação de pessoas, modernizando marcos legais e técnicos para atração de investimentos públicos e privados”, complementa Mauro, que já esteve em entidades do setor produtivo, como Firjan, CDL e outras, falando de ações estruturantes.