×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Grupo de trabalho discute impasse sobre circulação de carroças com tração animal em Campos

Participam do grupo Ministério Público, Instituto Municipal de Trânsito e Transporte, CCZ e Secretaria de Ordem Pública

Geral
Por Redação
15 de dezembro de 2022 - 17h21
Apesar da proibição, o desrespeito impera- Foto: Silvana Rus/Arquivo

Um grupo de trabalho está discutindo os impasses sobre a circulação de carroça com tração animal em Campos. De acordo com a Prefeitura de Campos, participam o Ministério Público, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), CCZ e Secretaria de Ordem Pública, para definição do regramento, suspensão e fiscalização em determinadas áreas. 

A circulação de carroças na avenida 28 de março é proibida, e há placas na avenida com esta orientação.

Nesta quuinta-feira (15) circula, nas redes sociais, um vídeo sobre um acidente de trânsito envolvendo uma carroça de tração animal, na avenida 28 de Março próximo a esquina com Rua Riachuelo, no bairro Turf Clube, em Campos. As imagens revelam que a carroça capotou e o animal teria morrido. A carga, de entulhos, ficou espalhada na via.

No entanto, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar não foram acionados para registro da ocorrência. Segundo a PM, quando são chamados, o órgão registra ocorrência na delegacia para investigação da causa do acidente e também para identificar se houve maus tratos animais. Neste caso, o proprietário da carroça e do animal pode ser responsabilizado. Além disso, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) deve ser acionado e promover a remoção do animal, segundo informou a Polícia Militar.

A Subsecretaria de Limpeza Pública informou que não foi acionada para retirar o animal. “Quando recolhe animais mortos nas ruas da cidade, os encaminha para o aterro sanitário. Sobre a investigação a respeito do carroceiro, está a cargo das autoridades policiais. 

Ao longo da avenida 28 de Março, há placas de sinalização proibindo o tráfego de carroças. No estado do Rio de Janeiro, uma lei estadual também proíbe a circulação de carroças de tração animal.