×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Projeto Capivara e IFF promovem limpeza na margem do Rio Paraíba do Sul em Campos

Ação vai acontecer no cais da Coroa e oferece certificado aos participantes

Geral
Por Redação
14 de setembro de 2022 - 12h41

No próximo sábado (24) o Instituto Federal Fluminense, campus Campos-Guarus e o Projeto Capivara, vão mobilizar a população para a limpeza da margem do Rio Paraíba do Sul, no cais da Coroa Grande. A “Caminhada Ecológica – Coleta de Lixo com o Projeto Capivara” ocorre dentro do dia internacional de limpeza de rios, praias e lagoas e conta com apoio da secretaria de Meio Ambiente de Campos.

O professor Milton Erthal Junior, professor do IFF Guarus e colaborador do Projeto Capivara, está coordenando a ação e contou que o trabalho aborda “o problema dos resíduos sólidos, educação ambiental, além da sensibilização da comunidade local sobre a problemática do lixo, fazendo ainda relação com a pesca”.

Participam da ação, que terá concentração às 07h30, no auditório do IFF de Guarus, alunos do curso técnico em Meio Ambiente, idosos do Projeto Vitalidade e a comunidade local. Ainda de acordo com o professor Milton, o evento vai oferecer certificação para os participantes inscritos. (Inscrição aqui)

A Subsecretaria de Meio Ambiente informou que vai participar, enviando técnicos para acompanhar e dar apoio ao Projeto Capivara.

Projeto Capivara
Criado em 2014, o Projeto Capivara tem como proposta, além de estudar as capivaras que vivem no Rio Paraíba do Sul, da área central de Campos até a foz, entre os municípios de São Francisco de Itabapoana e São João da Barra, estudar os impactos ambientais nesse trecho.

Limpeza de praias, rios e lagoas
A contaminação de rios, praias e lagoas com o lixo gerado pela população é um problema mundial. Pensando nisso e, para reverter os efeitos negativos, a Ocean Conservancy – Centro para a Conservação da Vida Marinha promoveu, em 1986, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.

A ação foi acolhida no Brasil e ocorre anualmente, sempre no terceiro sábado de setembro. Qualquer um pode promover o dia mundial da limpeza de rios e praias e lagoas, sem precisar se vincular a alguma instituição.