×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Cartórios de Notas poderão emitir carteira de identidade e CNH no estado do Rio

Cerca de 300 estabelecimentos poderão oferecer os serviços

Estado do RJ
Por ASCOM
2 de setembro de 2022 - 8h05

O Detran.RJ, a Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro e o Colégio Notarial do Brasil – seção RJ assinaram termo de cooperação técnica que permitirá que os Cartórios de Notas do estado passem a emitir documentos de identidade, carteira nacional de habilitação e atos de transferência de veículos e recepção de comunicação de venda.

Com isso, o cidadão fluminense passa a contar com mais postos para a emissão de seus documentos e também para atos de transferência: em todo o estado, são cerca 300 cartórios de notas, que poderão se cadastrar para oferecer o serviço.

O documento foi assinado pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; pelo presidente do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran.RJ), Adolfo Konder; e pelo presidente do Colégio Notarial Brasileiro – Seção Rio de Janeiro (CNB/RJ), José Renato Vilarnovo. Participaram da mesa da solenidade o presidente da Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Extrajudiciais (COMEX), desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, e os juízes auxiliares da CGJ João Luiz Ferraz e Alberto Republicano.

Assinatura do convênio

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, pontuou que a Corregedoria visa o diálogo, a desburocratização e a facilitação de acesso aos serviços públicos.

Com mais esse convênio, a Corregedoria Geral da Justiça amplia a funcionalidade dos cartórios e, além dos cartórios de Registro Civil que já emitem os documentos, os cartórios de Notas também poderão oferecer os serviços citados aos cidadãos.

Mais convênios

Vinte e sete cartórios de registro civil do Estado do Rio também começaram a emitir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em um convênio com o Detran.RJ. O atendimento ao público para emissão de CNH começou no fim de maio deste ano.

A emissão de CNH em cartórios é fruto de convênio entre o Detran.RJ e a Associação de Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro (Arpen-RJ), também com o objetivo de ampliar o atendimento à população e reduzir a demanda reprimida em razão da pandemia.

Os serviços disponíveis para o público nos 27 cartórios são: primeira e segunda via do documento, renovação, alteração de dados e de categoria da carteira. O convênio entre Detran.RJ e Arpen-RJ também é respaldado pela Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.