×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Grandes eventos voltam com força e aquecem a economia

Festas públicas e privadas reúnem cada vez mais e geram expectativas positivas para o setor que sofreu na pandemia

Economia
Por Clícia Cruz
14 de agosto de 2022 - 0h01
Praça São Salvador | Multidão volta a se reunir no principal espaço da cidade

Quase dois anos e meio após o início da pandemia da Covid-19, quando espetáculos e celebrações foram suspensos, o setor de eventos voltou a pulsar em Campos, tanto com a realização de grandes festas, como a Exposição Agropecuária e Industrial e Festa do Santíssimo Salvador, como de comemorações particulares, como aniversários, formaturas e casamentos. Nos salões infantis, é difícil conseguir espaço na agenda para os fins de semana — a maior parte deles está com todas as datas preenchidas até o final do ano. Profissionais que atuam no setor, como fotógrafos, proprietários de buffet e músicos, também têm se desdobrado para conseguir atender toda a demanda, que inclui tanto compromissos agendados anteriormente e que precisaram ser adiados por conta das restrições sanitárias, quanto novos contratos.

No início deste mês, a tradicional festa do Santíssimo Salvador recebeu milhares de pessoas e os shows dos cantores Xande de Pilares e Thiago Martins lotaram a praça principal da cidade. A programação também contou com eventos no canteiro da Catedral, além do tradicional Festival de Doces da Coesa, que reuniu as principais doceiras da cidade. “Os ambulantes venderam seus estoques todos, depois de dois anos sem a festa para trabalhar. O mesmo aconteceu com as doceiras, que, no sábado, feriado do padroeiro, venderam toda a sua produção, precisando madrugar para gerar novos lotes para o domingo”, comemorou a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Auxiliadora Freitas.

Exposição Agropecuária de Campos

Além dos shows, o Museu Histórico de Campos, equipamento administrado pela FCJOL, recebeu mais de três mil visitantes durante sua programação especial pela passagem da Festa do Santíssimo Salvador, entre os dias 2 e 7.
Até o final do ano, ainda há previsão de mais eventos.

Maria Auxiladora Freitas preside a FCJOL

“Estamos na elaboração do ‘Festival de Petiscos’ de Farol de São Tomé, em setembro, realizado pela Associação dos Hotéis e Comércios do Farol (Ashcom), com o apoio da Prefeitura de Campos. Além disso, o Natal 2022 e o Verão 2023 já estão sendo pensados”, finaliza Auxiliadora.

Sergio Ribeiro


Fé e agro movimentam setor

Também na praça, a Marcha para Jesus reuniu, segundo os organizadores, aproximadamente 40 mil pessoas no dia 7. O evento foi promovido pela Associação Evangélica de Campos (AEC). Um dos líderes do movimento, pastor Marco Gonçalves, acredita que, no próximo ano, ainda mais fiéis vão participar. “As pessoas estão tomando coragem de se reunir novamente, principalmente porque a maioria entendeu a importância da vacina”, ressalta o pastor.

A Exposição Agropecuária e Industrial também atraiu, na edição deste ano, milhares de pessoas ao Parque de Exposições da Fundação Rural de Campos, apostando em shows de artistas consagrados e que vêm se destacando no cenário nacional, como Gusttavo Lima, Barões da Pisadinha, a dupla Jorge & Matheus e Zé Vaqueiro. A organização não divulgou o público, nem o número de negócios realizados no evento.

Pastor Marcos Gonçalves: Marcha para Jesus

Sérgio Ribeiro, que comanda o grupo Excess Produções, responsável pelo evento, revelou expectativa ainda maior para 2023, após o sucesso deste ano. Por isso, a organização já está preparando a próxima ExpoAgro.

“Ano que vem a gente volta com uma festa muito forte, mas melhorando ainda mais na parte estrutural do Parque, como a questão dos banheiros e a parte dos stands, que já decidimos por padronizar. Para o ano que vem, optamos por voltar com o Palco 2, para dar mais oportunidades para os artistas locais e um dia definido para um show cristão. Já temos também uma reserva de um grande artista que devemos soltar nos próximos dias”, diz.

Eventos corporativos, casamentos e aniversário a todo vapor

Depois do “jejum” festivo de mais de dois anos, os eventos corporativos também voltaram a ser realizados. O Jornal Terceira Via pôde comemorar seus 10 anos em grande estilo, com uma festa para 1,4 mil convidados na Usina do Queimado. No evento, foi lançado o Portal J3News, que reúne informações do site, da TV e do jornal impresso.

Banda Promessa do Samba

Com a volta dos eventos, os profissionais do ramo precisam conciliar as datas remarcadas com novas festas. “Estamos cumprindo a agenda com os casamentos que foram remarcados e estamos procurando conciliar, também, com os novos contratos. No mês de julho, por exemplo, que teve cinco finais de semana, nós trabalhamos em todos. Nós observamos, também, uma mudança no perfil dos casamentos após a pandemia. Os casamentos têm sido realizados muito mais durante o dia, em locais ao ar livre. Antes, os noivos optavam mais por festas a noite”, diz a fotógrafa Cândida Vasconcellos.

Candida Vasconcelos

A fotógrafa já tem compromissos agendados até 2024. “Para casamentos, as pessoas precisam agendar com bastante antecedência, por isso nossa agenda já está aberta e a procura já está sendo grande. Após tanto tempo de restrições, as pessoas querem comemorar!”, opina Cândida.

Leonardo Castro de Abreu, proprietário do Buffet Chicre Cheme, comemora o retorno dos eventos após o período, que foi muito difícil para o setor.
“O retorno dos eventos é um grande passo para a retomada da economia, considerando que aquece vários segmentos, como garçom, auxiliar, cozinheiras, segurança, cerimonialista, decoração, passando por vestuário, calçados e até transporte. Durante a pandemia, esses profissionais sofreram muito, mas agora já começa a surgir uma luz para as categorias, fazendo a economia girar, resgatando estes empregos”, explica o empresário.

Leonardo Castro


Para a festa ser boa, tem que ter música. O grupo Promessa do Samba, assim como os músicos em geral, enfrentou dificuldades durante a pandemia, sem poder se apresentar, mas já está com a agenda normalizada.

“Com a volta, ao que parece definitiva, ainda que gradativa em alguns lugares, a sensação é de alívio. Fomos os primeiros a parar e os últimos a voltar com nossas atividades. Seguimos na luta, a agenda está repleta de compromissos e vamos seguir levando alegria para o público, que é a razão do nosso trabalho”, diz Fernando Soares, vocalista.

Casamento dois anos depois

A jornalista Cíntia Barreto e o músico Matheus Nicolau fariam a festa do casamento em maio de 2020, mas com a pandemia, precisaram fazer uma cerimônia no civil, que acabou sendo no mês de julho. A festa para reunir os amigos teve que esperar dois anos. Aconteceu em julho deste ano, após ser remarcada por três vezes. “A espera valeu. Foi uma festa incrível, um dia muito especial. Nós aproveitamos muito, e os convidados, também. As pessoas até brincaram que a gente deveria renovar os votos a cada dois anos”, se diverte a jornalista.

Matheus Nicolau e Cintia Barreto (Foto: Silvana Rust)

Para Cíntia, toda essa jornada tornou a cerimônia ainda mais especial. “No final, foi ótimo. A espera tornou a festa muito melhor. Nós todos nos divertimos muito. Com todo mundo vacinado, sem máscara, nós pudemos aproveitar tudo e ainda terminamos a festa em um bar que é especial para nós. Teve trenzinho, foi na hora certa”, lembra Cíntia, feliz, com o sonho realizado.