×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campanhas contra Poliomielite e de Multivacinação começam nesta segunda

O atendimento será por livre demanda, das 8h30 às 16h em 37 postos de vacinação distribuídos por todo o município

Geral
Por ASCOM
7 de agosto de 2022 - 14h56

Terá início nesta segunda-feira (8), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. A imunização acontecerá das 8h30 às 16h e o atendimento será por livre demanda. A ação contará com Dia “D”, a ser realizado no dia 20 de agosto.

Para ser vacinado, é necessário apresentar a carteira de vacinação da criança ou adolescente, além dos documentos pessoais, de segunda a sexta-feira, em uma das 37 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades Pré-hospitalares (UPH), Cidade da criança e Hospital São José. Através de parceira com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), o Programa Saúde na Escola (PSE) também levará as campanhas às escolas da rede municipal. Nesse caso, os pais ou responsáveis legais devem preencher o formulário autorizando a imunização.

O público-alvo da campanha contra a Poliomielite são as crianças menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Há duas vacinas contra a poliomielite disponíveis no calendário de vacinação: a VPO (vacina pólio oral) também conhecida por ser a vacina da gotinha e a VIP (vacina inativada pólio), administrada por via intramuscular.

“Todas as crianças devem ser levadas para a imunização. As menores de 1 ano irão completar o esquema com três doses da vacina VIP. Já as crianças de 1 a 4 anos que já receberam as três doses, irão receber a dose extra com a VOP”, explica o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Rodrigo Carneiro.

Pela Multivacinação, que irá vacinar as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Estarão disponíveis: Hepatite B, Penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A e Varicela (catapora).

No calendário do adolescente há mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância. São elas: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, Difteria e Tétano Adulto, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente.
“Pessoas com doenças febris agudas, moderadas ou graves devem adiar a vacinação até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença”, orienta o subsecretário.