Tour cultural passa pelo Jornal Terceira Via para contar a história de Campos

Carioca, Roberta Costa, diretora executiva da TV Record provocou o encontro para conhecer a cidade que vive desde abril

Geral
Por Redação
5 de agosto de 2022 - 18h13

Um tour histórico e cultural em Campos reuniu uma comitiva que percorreu o Centro e chegou ao prédio histórico, sede do Jornal Terceira Via. Tudo começou em abril quando a Diretora Executiva da Record Tv Interior RJ, Roberta Costa, veio do Rio de Janeiro para assumir a função em Campos e sentir a necessidade de conhecer a história da cidade. Ela, então, procurou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Edvar Júnior, considerado um embaixador do turismo da cidade.

“Imediatamente eu procurei a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e a ideia foi abraçada pela presidência. Grande parte da história de Campos foi apresentada à Roberta no Museu Histórico de Campos, pela historiadora Graziela Escocard”, contou Edvar.

No Jornal Terceira Via, instalado em um prédio centenário, Roberta foi recebida por um coffebreak. Além dela e de Edvar, estiveram presentes a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Auxiliadora Freitas, a diretora do museu, Graziela Escocard, o guia de turismo Everaldo Reis, o historiador Rossine Reis, a subsecretária de turismo, Patrícia Cordeiro, a diretora comercial da TV Record Denise Nehring, entr outros. O encontro foi com o diretor do sistema de comunicação, Fábio Paes, com a diretora comercial, Raísa Féres, com a analista comercial, Gerlany Lyrio e com o colunista social, Carlos Frederico Silva.

Roberta Campos

“Me disseram que Campos era uma cidade que não tinha nada. Mas não era o que eu achava. Conversando com Edvar eu dizia que Campos têm muito a oferecer e ele sugeriu o tour. Depois de visitar o Museu Histórico que é, na verdade, o Solar de Visconde de Araruama, deu para ver o quanto essa cidade tem de cultura que não é mostrada. Campos tem muita história. É como aquela frase: ‘Para entender o presente, é preciso voltar ao passado”, disse Roberta. Ela acrescentou que a história do prédio onde hoje funciona o jornal, foi contada no museu. “Aqui já funcionou o Banco do Vovô, não foi isto? Eu achei inacreditável este nome e, aqui, vejo que tem muita história também. O prédio é lindo”, analisou.

Roberta Costa é carioca e esteve em Campos pela primeira vez em 2014. Ela é a primeira mulher negra a assumir o cargo na emissora. “Isto tem um simbolismo muito importante para mim”, afirma.

A partir de agora, a ideia é fazer nova etapa para conhecer todo o Centro da cidade, segundo informou Edvar. “Até aqui foi fundamental. Assim como ela não tinha acesso a nossa história, muita gente também não tem a oportunidade de onhecerem a cidade, como muitos campistas não conhecem. Somente quando ele tiver o pertencimento, o campista vai valortizar sua cidade e esta é a importância do turismo”, celebrou Edvar.

O diretor geral do sistema de comunicação Terceira Via, Fábio Paes, citou a importância do encontro. “O Terceira Via, como veículo local e o maior produtor de conteúdo regional, sente orgulho em receber a representante da segunda maior rede de televisão do país, a Record, e mais ainda em poder traçar planos em conjunto para o futuro da comunicação na planície”, finalizou.