×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Provas equestres movimentam a 61ª EXPOAGRO de Campos a partir desta sexta-feira

Algumas das competições disputadas na feira são ranqueadas e valem pontuação para o campeonato nacional

Campos
Por Thiago Gomes
5 de agosto de 2022 - 14h25
Competidores treinando para a prova dos três tambores (Foto: Thiago Gomes)

As provas equestres da 61ª Exposição Agropecuária e Industrial do Norte Fluminense (EXPOAGRO) começaram no fim da manhã desta sexta-feira (5) e movimentam o Parque de Exposições da Fundação Rural de Campos (FRC), no bairro da Pecuária, em Campos dos Goytacazes, até o próximo domingo (7), último dia de feira. Algumas das provas disputadas na EXPOAGRO valem pontuação para o campeonato nacional. Além das provas equestres, a programação do dia inclui Feira de Touros Transmontana / Shopping Mangalarga, além da apresentação de Barões da Pisadinha e Pixote, dando sequência à grade de shows, que foi aberta nessa quarta (4) com o Embaixador Gusttavo Lima, que lotou o Parque de Exposições.

A programação começou com julgamento da raça Mangalarga Marchador na pista de grama. Às 13h, na pista de areia, será realizada a prova dos três tambores. Já às 16h, é a vez da prova do laço campista, na pista de laço da FRC.

Uma das organizadoras das provas equestres da feira, Kissyla Almeida, destacou que as provas que envolvem os Mangalargas Marchadores na EXPOAGRO são ranqueadas. “Essas provas são chanceladas pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) e, por isso, valem ponto para o campeonato nacional”, esclareceu.

Julgamento de Mangalarga (Foto: Thiago Gomes)

Até a manhã desta quinta, mais de 350 competidores já tinham se inscrito nas quatro categorias da Prova de Laço Campista, segundo o presidente da associação local e organizador da prova, João Siqueira.  Ele destaca que a EXPOAGRO de 2019 foi a última vez que a prova foi disputada no município. “A pontuação máxima, ou seja, 10 pontos, é atingida quando o laço do competidor que pegar debaixo das duas orelhas do bezerro. São dois pontos se o laço que pegar no pescoço e qualquer coisa diferente disso será considerado zero”, esclareceu.

No sábado (6) acontece uma das provas equestres mais aguardadas da feira, que é a Ranch sorting, uma modalidade pouco difundida na região, mas que vem ganhando muitos adeptos no Brasil. O organizador da prova, Rogério Silveira, explica que a prova é realizada em dupla e precisa de técnica, habilidade e sorte. Dois competidores apartam o gado em ordem numérica pré-determinada. Eles devem transpor os animais de um curral para o outro.

“Essa é uma modalidade que veio do rancho para o esporte. Na pista ficam 10 bois numerados, de 0 a 9, e um ‘boi-coringa’, que serve para ‘atrapalhar’ a prova. Ganha quem separar os bois em menor tempo”, esclarece, destacando que o recorde mundial da prova é de um brasileiro, que concluiu em pouco mais de 19 segundos.

(Foto: Divulgação)

Animais

Mais de 800 animais participam da 61ª EXPOAGRO. As verdadeiras estrelas da festa vêm de várias cidades do Rio de Janeiro e de outros estados, como Espírito Santo e Minas Gerais. A feira conta com as mais variadas raças de bovinos e equinos, além de caprinos e ovinos, que participarão das provas, julgamentos, apresentações e os que ficarão em exposição. Entre os equinos, são esperados cerca de 300 animais das seguintes raças: Mangalarga Marchador, Paint Horse, Quarto de Milha, Piquira, Muar e Pônei. Já os bovinos são das raças Nelore e Transmontana. Os ovinos são da raça Santa Inês e White Dorper.

Confira a programação equestre dos demais dias de feira:

Dia 06 – sábado

Mangalarga Marchador:

– Julgamento na pista de grama — 10h

Quarto de Milha e Paint Horse:

– Laço Campista na pista de Laço — 9h

– Ranch Sorting na pista de areia — 9h

– Laço em Dupla na pista de areia — 9h

Dia 07 – domingo

Mangalarga Marchador:

– Prova esportiva na pista de areia — 9h

Quarto de Milha e Paint Horse:

– Laço Campista na pista de Laço — 9h

– Morfologia na pista de grama — 10h

BOVINOS

De 04 a 07

– Feira de Touros Transmontana / Shopping Mangalarga

Dia 06 a partir das 16 horas

– Grande Leilão Comercial de Bezerros Nelore