×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Mais de 800 animais participam da 61ª EXPOAGRO de Campos

A programação de shows também será aberta nesta quinta, com a apresentação do Embaixador Gusttavo Lima

Campos
Por Thiago Gomes
4 de agosto de 2022 - 16h46
Amimais ainda estão chegando (Foto: Divulgação)

Mais de 800 animais são aguardados no Parque de Exposições da Fundação Rural de Campos (FRC) para participar da 61ª Exposição Comercial e Industrial do Norte Fluminense (EXPOAGRO), que acontece desta quinta-feira (4) a domingo (7), em Campos dos Goytacazes (RJ). A maioria chega nesta quinta. As verdadeiras estrelas da festa vêm de várias cidades do Rio de Janeiro e de outros estados, como Espírito Santo e Minas Gerais. A feira conta com as mais variadas raças de bovinos e equinos, além de caprinos e ovinos, que participarão das provas, julgamentos, apresentações e os que ficarão em exposição. A programação de shows também será aberta nesta quinta, com a apresentação do Embaixador Gusttavo Lima, considerado o maior show do Brasil na atualidade. O evento é uma realização da Excess Produções, com patrocínio da Cerveja Império e apoio do Grupo Outside e da FRC.

Ovinos e caprinos também estão em exposição (Foto: divulgação)

Entre os equinos, são esperados cerca de 300 animais das seguintes raças: Mangalarga Marchador, Paint Horse, Quarto de Milha, Piquira, Muar e Pônei. Já os bovinos são das raças Nelore e Transmontana. Os ovinos são da raça Santa Inês e White Dorper.

Leia também: Expoagro é aberta oficialmente e shows começam nesta quinta, com Gusttavo Lima

Uma das organizadoras das provas equestres da feira é Kissyla Almeida. Ela explica que são exigidas uma série de normas para que os bovinos, equinos, caprinos e ovinos participem do evento. Uma delas é que o proprietário deve apresentar o exame de anemia de cada animal. Outra exigência é a Guia de Transporte de Animal (GTA). Este deve ser emitido para entrada e depois um novo liberando a saída. GTA é o documento oficial exigido para transporte animal no Brasil e contém informações essenciais sobre a rastreabilidade, como origem, destino, finalidade, espécie, vacinações, entre outros dados.

“Logo na entrada o veterinário da FRC vai checar cada documento, verificar se os exames batem com cada animal, assim como o GTA, e só então eles são liberados para entrada no Parque de Exposições”, esclareceu.

Hugo Toledo é veterinário do Haras Divina Marcha, na cidade de Airituba, no Espírito Santo. Segundo ele, o haras sempre participa da EXPOAGRO e, este ano, cinco Mangalarga Marchadores, de idades diversas, estão representando a cidade capixaba nas competições em Campos. “A feira de Campos é muito conhecida e este ano está bastante incrementada, cheia de atrativos e animais de alta qualidade”, comentou.

São cerca de 300 equinos neste ano (Foto: divulgação)

Vale lembrar que as provas que envolvem os Mangalargas na EXPOAGRO são ranqueadas, ou seja, chanceladas pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) e, por isso, valem ponto para o campeonato nacional.

Entre as atividades no Parque envolvendo os animais estão: prova de morfologia e de marcha de Mangalarga; prova de laço, tanto de Quarto de Milha quanto de Mangalarga e Paint Horse; prova dos três tambores; ranch sorting — modalidade em que uma dupla de competidores precisa separar os bezerros e transferi-los de um curral para o outro —; além de feira e leilão de bovinos.

EXPOAGRO

A 61ª EXPOAGRO acontece entre os dias 4 e 7 de agosto, no Parque de Exposições da Fundação Rural de Campos. A grade de shows traz nomes do cenário nacional da música, como Gusttavo Lima (dia 4), Barões da Pisadinha e Pixote (dia 5), Jorge e Mateus (dia 6), e Zé Vaqueiro (dia 7). A feira ainda conta com eventos tradicionais, como prova de tambor e baliza, prova de laço, concurso de marcha e morfologia, entre outros. O evento é uma realização da Excess Produções, com patrocínio da Cerveja Império e apoio do Grupo Outside e da FRC.
Local

O Parque de Exposições da FRC está localizado na Avenida Presidente Vargas, 180 – Parque Pecuária, Campos dos Goytacazes – RJ, 28053-100.

Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site quero2ingressos.com.br e nas lojas Dieguez (Av. Alberto Torres, Pelinca e Macaé).

CALENDÁRIO DE PROVAS EQUESTRES: 

Dia 05 – sexta

Mangalarga Marchador:

– Julgamento na pista de grama — 10h

Quarto de Milha e Paint Horse:

– Laço Campista na pista de Laço — 16h

– Bolão de 3 Tambores na pista de areia — 13h

Dia 06 – sábado

Mangalarga Marchador:

– Julgamento na pista de grama — 10h

Quarto de Milha e Paint Horse:

– Laço Campista na pista de Laço — 9h

– Ranch Sorting na pista de areia — 9h

– Laço em Dupla na pista de areia — 9h

Dia 07 – domingo

Mangalarga Marchador:

– Prova esportiva na pista de areia — 9h

Quarto de Milha e Paint Horse:

– Laço Campista na pista de Laço — 9h

– Morfologia na pista de grama — 10h

BOVINOS

De 04 a 07

– Feira de Touros Transmontana / Shopping Mangalarga

Dia 06 a partir das 16 horas

– Grande Leilão Comercial de Bezerros Nelore