×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Vídeo: maior painel vertical de graffiti do interior será entregue nesta semana, em Campos

Obra de arte urbana está sendo finalizada no “Pombal”, na Pecuária; um dos artistas já expôs em Nova York

Cultura
Por ASCOM
2 de agosto de 2022 - 18h48
Obra contempla três prédios do Pombal (Foto: Divulgação)

Com 252 metros quadrados, o maior painel vertical de graffiti do interior do Estado do RJ será entregue nesta primeira semana de agosto, em Campos dos Goytacazes. O painel, composto pela fachada de três prédios do conjunto habitacional Guadalajara, conhecido como “Pombal”, está sendo executado pelo Festival Efeito. 

Três artistas do município, um deles, renomado internacionalmente, estão trabalhando intensamente nas pinturas desde o dia 5 de julho. São eles: Andinho Ide, Pablo Malafaia e Jhony Misterbod. O projeto cultural é financiado pelo edital Rua Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado.   

A obra de arte urbana está em fase de finalização dos detalhes. Quem passa pela Avenida Presidente Vargas, na Pecuária, fica surpreso, tanto pelo tamanho do painel, quanto pelo pioneirismo da tela a céu aberto no município.

O artista Jhony Misterbod, que já teve uma tela exposta em Nova York em 2015, afirmou que o projeto vem para quebrar estigmas.

“Fica uma satisfação muito grande poder mostrar que em Campos temos artistas do mesmo nível das capitais, do Rio, São Paulo, que têm a mesma capacidade de fazer um trabalho como esse. As pessoas valorizam muito o que vem de fora e não imaginam, não apoiam e não valorizam quem é da cidade. E o fato de nascer em uma cidade não interfere, artista bom vai ter na Europa, em Campos, no Rio, em todo lugar”, ressalta Jhony. 

Os personagens estampados nas fachadas são moradores dos prédios. Duas obras retratam as crianças Thales, as primas Ana Bárbara e Sophia, e a terceira obra retrata dona Eliana, a moradora mais antiga do seu prédio. 

A retirada dos andaimes está agendada para a próxima quarta-feira (3/8), quando será possível a visualização completa dos painéis. 

O Festival Efeito finaliza as atividades na próxima sexta-feira (12/8) com oficinas de capacitação voluntária em uma escola no bairro da Pecuária. 

Vídeo: Julio Cossolosso