×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Vídeo: Lobo-guará é avistado no Parque Prazeres, em Campos

Especialista conta que, com a destruição do serrado, esses animais estão buscando outras áreas, incluindo a mata atlântica 

Meio Ambiente
Por Redação
2 de agosto de 2022 - 11h03
(Foto: Reprodução)

Em vídeo que circula na internet, um Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é visto andando pelo Parque Prazeres, no subdistrito de Guarus, em Campos. A cena chamou a atenção de quem passava pelo local.

Ao analisar o vídeo, o biólogo e agente de defesa ambiental Bruno Lemos confirmou que se trata de um Lobo-guará. Bruno conta que, com a destruição do cerrado, esses animais estão buscando outras áreas, incluindo a mata atlântica.

“Não é um animal comum em Campos. Ele está sendo empurrado para cá, já que o habitat dele está sendo devastado, principalmente por agricultura e agropecuária. Com isso, os animais estão saindo para buscar abrigo e alimento em outras áreas. Não é um bicho de ocorrência natural da região, mas está sendo muito comum esses avistamentos em áreas de distúrbio”, contou.

As áreas de distúrbio são os locais antropizados, com presença humana. O biólogo explica que, apesar de ser um animal naturalmente do cerrado, hoje em dia ele também ocorre em outras áreas.

“Hoje em dia essa animal ocorre na mata atlântica, mas originalmente é um bicho do cerrado. Mas, como ele lida bem com o contato humano, isso está tornando cada vez mais comum, principalmente nos canaviais, aonde ele está sendo avistado com maior frequência”, explicou.

Ainda de acordo com Bruno Lemos, o animal não apresenta perigo a população.

“Apesar de lidar bem com o contato humano, o mais é comum é o Lobo-guará fugir ao encontrar as pessoas, evitar o contato direto, como é visto no vídeo”, revela Bruno.

Por fim, o agente de defesa ambiental recomenda que, ao ver esse tipo de animal, é necessário entrar em contato com o Grupamento ambiental de Campos (GAM) ou o Instituto Estadual do Ambiente (INEA).