×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Relatório pedirá cassação do vereador Gabriel Monteiro

Votação em plenário define se ele quebrou ou não de decoro e, se for culpado, qual será a pena

Política
Por Redação
2 de agosto de 2022 - 9h53
Gabriel Monteiro (Foto: Reprodução)

O destino do vereador Gabriel Monteiro, do PL, começa a ser definido nesta terça-feira (2). Depois de ser denunciado por quebra de decoro parlamentar, o vereador Chico Alencar, do PSOL – responsável pela relatoria do caso no Conselho de Ética -, vai apresentar seu parecer.

O documento pedirá a cassação do mandato de Gabriel Monteiro, e levou em conta as denúncias de funcionários e ex-funcionários do gabinete do vereador, que acusavam o parlamentar de assédio moral, sexual e estupro.

Os denunciantes foram ouvidos no Conselho de Ética e deram sua versão para os vereadores, assim como Gabriel Monteiro, que apresentou sua defesa. 

Movimentação contra cassação

Apesar das etapas de um possível rito de cassação, já existe uma movimentação para que, em vez da cassação, Gabriel monteiro seja apenas suspenso.

Mesmo que não consiga manter o cargo na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, Gabriel Monteiro tem pretensões de deixar o espaço legislativo em breve, já que na sexta-feira (29), ele registrou candidatura a deputado federal na próxima eleição.

Entre os documentos apresentados pelo próprio vereador, estão certidões das esferas estadual e federal da Justiça – onde constam diversos processos aos quais ele responde.

Mesmo que a Câmara decida pela cassação, se Gabriel Monteiro obtiver o registro de candidatura aprovado pela Justiça Eleitoral antes disso, o ex-PM poderá disputar as eleições de outubro.

Gabriel Monteiro já é réu por filmar sexo com uma adolescente, o que configura crime no Estatuto da Criança e do Adolescente, e por importunação e assédio sexual cometidos contra uma ex-funcionária, na Justiça.

Fonte: G1