×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

TSE nega habeas corpus a Garotinho e mantém pena de 13 anos e nove meses de prisão

Defesa do ex-governador afirma que "análise do caso ainda cabe ao Supremo Tribunal Federal"; Corte anulou provas da Chequinho em ação contra Ferrugem

Blog dos Jornalistas
Por Blog dos Jornalistas
18 de julho de 2022 - 10h01
(Foto: Divulgação)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, na última sexta-feira (15), pedido de habeas corpus de Anthony Garotinho (União Brasil). O ex-governador e pré-candidato ao Palácio Guanabara pediu a suspensão da condenação a a 13 anos e nove meses de prisão e pagamento de multa por compra de votos em 2016, fruto da Operação Chequinho.

No recurso, a defesa citou decisão da segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que formou maioria de 3 a 2 para anular provas da Chequinho em contra Thiago Ferrugem, após o ministro Nunes Marques mudar seu voto. O TSE, no entanto, decidiu, por unanimidade, manter a condenação de Garotinho.

LEIA TAMBÉM

TRE condena Garotinho a 13 anos na Operação Chequinho

Kassio Nunes Marques muda seu voto no STF e pode tornar Garotinho elegível

Em nota, a defesa do ex-governador afirmou que a decisão final é do STF. “A análise do caso ainda cabe ao Supremo Tribunal Federal, instância máxima da Justiça brasileira que considerou nulas todas as provas da Operação Chequinho recentemente”.