×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Urnas eletrônicas chegam ao polo de Campos dos Goytacazes

As cerca de 1.700 máquinas serão utilizadas nas eleições gerais deste ano em municípios do Norte e Noroeste Fluminense

Geral
Por Redação
11 de julho de 2022 - 16h46
Justiça Eleitoral de Campos (Foto: Arquivo/Silvana Rust)

Na próxima quarta-feira (13), as urnas eletrônicas de cinco municípios do Norte e Noroeste  Fluminense chegam ao polo de armazenamento em Campos dos Goytacazes. Além de Campos, as cerca de 1.700 máquinas serão utilizadas em São Fidélis, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e Italva. Nas eleições gerais de 2022, o estado do Rio de Janeiro terá 29 polos de armazenamento das urnas dos 92 municípios. A 98ª Zona Eleitoral é a responsável por administrar o polo de Campos dos Goytacazes.

“Uma vez recebidas no polo, cada uma das urnas passará por limpeza e terá o funcionamento de seus componentes, como bobinas de papel, conferidos”, explica o chefe da 98ª Zona Eleitoral, Marcelo Bessa. Os dados de candidatas e candidatos, bem como das eleitoras e eleitores, serão inseridos nas urnas, em cerimônia pública a ser marcada pelas zonas eleitorais, em meados de setembro. A realização da inseminação e lacração das máquinas consiste na etapa final de preparação das urnas antes do primeiro turno das eleições deste ano, que acontece em 2 de outubro.

Segurança

O transporte das urnas é realizado pela equipe da Polícia Judicial (Poljud) do TRE-RJ, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). As urnas eletrônicas que serão utilizadas em todo o estado são transportadas da Central de Armazenamento de Urnas Eletrônicas, no Centro do Rio, para os 29 polos de carga a cada eleição.