×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Obras da Ponte da Integração são retomadas pelo Estado

Fase atual deve ser concluída em setembro; construção dos acessos à estrutura dependerá de nova licitação

Região
Por Ocinei Trindade
11 de julho de 2022 - 5h01

Nas últimas semanas, quem passa pela BR-356, em São João da Barra, pode ver um movimentado canteiro de obras para a conclusão da Ponte da Integração sobre o Rio Paraíba do Sul. O governo estadual se empenha para sua finalização até maio de 2023. O acesso ligará SJB ao município de São Francisco de Itabapoana, no limite com Campos dos Goytacazes, por meio da rodovia RJ-194. As obras iniciadas em 2014 sofreram diversas interrupções desde então. O governador Cláudio Castro (PL) desejou uma conclusão mais rápida, porém só será viável terminar e inaugurar a ponte no ano que vem. A atual fase da obra deve ser concluída no início de setembro.

“A obra da Ponte da Integração, que vai encurtar a distância entre São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, estava parada há 40 anos. A conclusão é importante para a recuperação econômica do Norte e Noroeste. Vai beneficiar um milhão de pessoas, melhorando o trabalho dos produtores rurais e alavancando o turismo”, afirmou o governador Cláudio Castro.

Há quatro décadas, nos anos 1980, durante o governo do presidente João Figueiredo, uma outra ponte chegou a ser iniciada para ligar São João da Barra a São Francisco. Pilares foram erguidos, porém, a construção foi totalmente abandonada. Em 2014, na gestão do governador Luiz Fernando Pezão, uma nova ponte sobre o Rio Paraíba começou a ser levantada, e ficou conhecida até o momento como Ponte da Integração. A estrutura de 1.344 metros encurtará a viagem entre os dois municípios em até 80 quilômetros.

Atualmente, a empresa Premag é responsável pela edificação, orçada em R$ 124.562.673,59, com saldo em contrato de R$ 26,1 milhões para conclusão. De acordo com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), a obra consta de realização e execução da superestrutura com lançamento de vigas, pré-lajes, lajes e consolidação. Esta etapa tem previsão de conclusão para o dia 4 de setembro. “A construção dos acessos será contratada em novo processo licitatório, pois não está previsto no contrato atual”, informa o órgão, em nota.

Prefeitas de SFI e SJB
A retomada das obras da Ponte da Integração é acompanhada com entusiasmo pela prefeita de São João da Barra, Carla Caputi. “Estamos todos na expectativa para que a obra seja concluída, conforme prometido pelo governo do Estado. Há anos as populações de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e de toda a região aguardam por isso, já que é uma obra vital para o desenvolvimento regional”, diz.

A prefeita de São Francisco, Francimara Barbosa Lemos, elogia os investimentos. “A obra é de suma importância para o desenvolvimento de SFI e  toda a região, pois facilitará o acesso rodoviário ao Porto do Açu, e ao futuro Porto Central, em Presidente Kennedy, no Espírito Santo. A ponte vai melhorar o escoamento da produção, alavancar o turismo no nosso município, atrair empresas e geração de empregos para os moradores do município”, conclui.