×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Moradores do Alphaville se queixam de obra de praça que nunca saiu do papel

Prefeitura de Campos pretende construir no terreno uma unidade de acolhimento voltada para pessoas em situação de rua, o que causou reclamação

Comunidade
Por Redação
5 de julho de 2022 - 12h06
Moradores se reúnem em terreno onde deveria existir uma praça (Fotos: Divulgação)

Moradores do bairro Alphaville, em Campos dos Goytacazes, se queixam da decisão da Prefeitura Municipal  em construir na área, uma casa de passagem (unidade de acolhimento) voltada para pessoas em situação de rua. A medida foi publicada no Diário Oficial do último dia 21 de junho. A Associação de Moradores pretende entrar com uma ação judicial no Ministério Público, pois, neste terreno, está prevista e aprovada a construção de uma praça, desde 1994, mas que nunca saiu do papel.

De acordo com a Associação de Moradores do Alphaville, o terreno que seria para abrigar uma praça, mas que agora pretende-se erguer uma unidade de acolhimento, fica no cruzamento das Ruas Renato Barbosa Gomes, José Ildefonso Evangelista Campos e Carmita Serafim.

Cristiano Figueiredo (de camisa branca) preside a Associação de Moradores do Alphaville

“A gente apoia o projeto, ele é necessário e importante, mas o local não é apropriado para essa finalidade”, explica o presidente da Associação, Cristiano Figueiredo. Nesta terça-feira (5), às 20h, está prevista uma reunião com moradores e representantes da prefeitura para discutirem a decisão da obra. “Queremos que se construa a praça, pois desde 1994 uma lei foi aprovada para esta finalidade. Caso contrário, entraremos na justiça para impedir a obra da unidade de acolhimento”, explicou Cristiano.

Yelris Paes

Há 10 anos, Yelris Paes é morador do Alphaville. Ele afirma que o bairro está abandonado pelo poder público. “Temos diversos problemas estruturais. Neste momento, nossa luta é para que se resolva os problemas existentes e em relação à Casa de Passagem; que possa ser construída em uma outra localização adequada para realização do serviço social.

Elton Falcão mora há 10 anos no Alphaville

O empresário Elton Falcão também se queixa da situação do Alphaville e da falta de praça. “Nós não somos contra a criação da Casa de Passagem, mas o bairro Alphaville não é apropriado. Nós construímos nossas casas com o projeto de esse terreno ser destinado a uma praça. A Prefeitura não permite construção de comércios, pois se trata de um bairro residencial. Espero que a Prefeitura olhe pelo bairro. Nos falta segurança nas ruas e o  bairro está sujo, com muito mato tomando conta de calçadas”, afirma.

Descrição do terreno onde seria uma praça, mas que onde se prevê a construção de uma unidade de acolhimento a pessoas em situação de rua

Um morador que pediu para não se identificar, temendo retaliação, afirma que o Alphaville sofre com a falta de policiamento. “Há falta de interesse do poder público, tendo em vista que não temos segurança alguma;  não passa uma viatura da polícia militar, guarda municipal Não temos limpeza pública nas ruas menores, a não ser nas principais do bairro”, comenta.

Mato nas calçadas

A reportagem fez contato com a Polícia Militar para falar sobre a segurança no bairro. Por meio de nota foi dito que “a Assessoria de Imprensa da SEPM informa que o combate aos roubos e furtos de rua é um dos principais focos de atuação do comando da corporação. Em Campos dos Goytacazes, essa estratégia não é diferente. De acordo com últimos dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), num comparativo entre os períodos de janeiro a maio de 2021 e 2022, houve queda de 9% no total de roubos de rua na área de atuação do batalhão. As equipes do 8º BPM estão sendo distribuídas de maneira estratégica e são orientadas a intensificar as abordagens e revistas. Orientamos ainda que a população sempre acione a Polícia Militar diante das ocorrências e registre os fatos em delegacia”, destacou.


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social informou que “foi firmado um convênio com a Caixa Econômica Federal no dia 31/12/2019 para estruturação do Sistema Único de Assistência Social, a construção da Casa de Passagem no Parque Alphaville. A escolha do espaço da prefeitura foi realizada na gestão passada.  O equipamento vai assistir adultos ou grupos familiares com ou sem crianças, que se encontram em situação de rua e desabrigo por abandono, migração, ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de auto sustento. Desde 2021, início do governo do Prefeito Wladimir Garotinho, o município mantém diálogo permanente com a sociedade civil para elaboração das políticas públicas voltadas para as pessoas em situação de rua. A reativação do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua reforçou a articulação entre o poder público e a sociedade”, finaliza a nota.

Já a Subsecretaria de Limpeza, Parques e Jardins esclarece que o bairro tem coleta domiciliar e atendimento frequente das equipes de limpeza das ruas. “A pasta pede à população que não descarte lixos e entulhos de forma irregular nas ruas e terrenos da cidade. Com relação aos terrenos abandonados, o Departamento de Posturas orienta que a população envie a denúncia pelo WhatsApp (22) 98168.3645, para que o setor notifique o proprietário e exija a limpeza e fechamento do terreno”.