×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Museu Olavo Cardoso vai receber setores da Fundação Cultural

Fechado desde 2014, equipamento passa por reforma, mas aguarda projeto para restauração total

Patrimônio
Por Clícia Cruz
3 de julho de 2022 - 0h04
Degradação | Casarão sede do Museu Olavo Cardodo está fechado há 8 anos e precisa de restauração (Fotos: Silvana Rust)

Inaugurado em 2006, o Museu Olavo Cardoso (MOC) está fechado desde 2014. A construção do final do século XIX necessita de restauração. Enquanto esse processo não acontece, a Prefeitura de Campos está realizando uma pequena reforma para que o equipamento cultural abrigue setores da Fundação Cultural Jornalista Osvaldo Lima (FCJOL). A obra está orçada em R$ 32.665,20. O prédio que, recentemente recebeu pintura e limpeza da área externa, ficou em estado de abandono nestes últimos anos e chegou a ter parte do seu acervo furtado no final de 2020.

O museu foi concebido em cumprimento à última vontade de seu patrono, o usineiro e filantropo campista Olavo Cardoso, que registrou em testamento que sua residência deveria ser destinada à conservação e divulgação da memória de Campos após a morte de seu último herdeiro.
A casa, com 12 cômodos, possui face para a rua, porão e jardins, como outros imóveis da mesma época. O salão principal serve de antessala para os quartos e a sala de jantar.

“Estamos recuperando, de acordo com as possibilidades, os equipamentos da FCJOL. Seguimos empenhados em restaurar o prédio histórico do MOC e, para tal, contaremos com o termo de cooperação técnica da Prefeitura com a Sociedade Artística Brasileira (Sabra)”, anunciou a presidente da fundação, Auxiliadora Freitas.

De acordo com ela, o projeto deve contemplar todos os principais requisitos técnicos necessários ao pleno funcionamento do prédio. “A Sabra já está se preparando e irá elaborar o projeto da restauração do imóvel, atendendo a todas as necessidades para que o MOC seja totalmente recuperado”, disse. No entanto, os prazos e os custos do projeto de restauração completa do Museu Olavo Cardoso, ainda não foram revelados.

FCJOL | Maria Auxiliadora Freitas vistoria o início das obras

Imóvel arrombado


Após seis anos fechado, o Museu Olavo Cardoso foi arrombado no final de 2020. No mobiliário da casa-museu havia, na época da inauguração, cristaleira, mesa de jantar, jogo de quarto, com cama, guarda-roupa e cômoda, itens históricos e muito valiosos no mercado de antiguidades. Criminosos pararam um caminhão baú e levaram parte importante do acervo.

Quando o arrombamento ocorreu, o local já estava fechado para visitação, aguardando por reformas. O furto foi descoberto no dia 28 de dezembro e um boletim de ocorrência foi registrado no dia seguinte

De acordo com investigações policiais, um grupo de pelo menos 10 bandidos participou do furto ao prédio histórico. Foram roubados mobiliário, prataria, relógios antigos, computadores, inclusive o escritório de Olavo Cardoso, livros, quadros, e peças de arte. As peças que não foram levadas pelos ladrões foram encaminhadas para o Museu Histórico de Campos, na Praça São Salvador.


O crime é investigado pela 134ª Delegacia de Polícia Civil, mas a resolução é relativamente difícil, já que não há imagens de câmeras de segurança e o furto só foi registrado dias após ocorrido. A assessoria da delegacia informou que o local foi periciado na época, mas que devido à falta de imagens e ausência de testemunhas. O caso ainda aguarda desfecho.